Topo
Entretenimento

Review: novo monitor smart da Samsung migra fácil do trabalho à diversão

Na hora de reproduzir séries ou filmes, o M5 ajusta o brilho automaticamente - Thaime Lopes/UOL
Na hora de reproduzir séries ou filmes, o M5 ajusta o brilho automaticamente Imagem: Thaime Lopes/UOL
do UOL

Thaime Lopes

Colaboração para Tilt

08/08/2022 04h00

Se a sua televisão já é smart, com aplicativos de serviços de streaming e outras funcionalidades, porque o monitor de computador não seria?

A Samsung lançou uma nova linha de smart monitors - entre eles, o modelo M5, de 27 polegadas, que Tilt testou nos últimos dias.

Além dos recursos acima, ele também já vem alto-falantes embutidos e conectividade com celular. A ideia é que ele vire um "coringa": conectado sem fio a um teclado ou mouse, vira um computador; a um console, vira um monitor gamer; e ao wi-fi, uma smart tv.

Essa transição fácil do expediente de trabalho para a hora de lazer tem explicação: a Samsung mirando justamente no público que migrou para o home office na pandemia. Mas, por R$ 2.099 (no site da fabricante), o M5 pode ser uma ótima opção mesmo para quem quer apenas uma smart tv recente com preço mais em conta.

Trabalhar sem PC é tão bom quanto home office

Fui convencida de como um smart monitor seria útil na minha vida quando descobri que poderia acessar documentos do Microsoft 365 (Word, Excel e afins) diretamente nele.

Veja bem, sou uma pessoa mais do Google Docs. Ainda assim, poder simplesmente conectar um teclado e mouse para editar um documento é bem mais prático do que ligar um notebook ou PC só para isso.

A experiência seria melhor se o M5 tivesse um navegador bom, mas talvez já seria pedir demais. Para trabalhos mais complexos, conectei meu notebook via HDMI.

Monitor smart Samsung M5, de 27 polegadas - Divulgação/Samsung - Divulgação/Samsung
Imagem: Divulgação/Samsung

Brilhou no streaming

O M5 vem com um controle remoto exatamente igual aos dos últimos modelos de televisores da Samsung. A ideia é, novamente, que o usuário não precise conectar nenhum outro aparelho e consiga realizar suas tarefas com alguns poucos cliques.

Baixar e usar os serviços de streaming é tão prático quanto em qualquer smartphone: basta procurar pela plataforma que você deseja na loja de apps, instalar, logar e assistir.

Se você é como eu, que considera muito trabalhoso conectar o notebook a uma TV que não seja smart, ele pode facilitar bastante sua vida.

Isso, claro, se você não se importar em assistir suas séries e filmes numa tela relativamente menor. As 27 polegadas são mais adequadas para o seu lado "escritório", onde a gente costuma sentar mais perto do monitor.

Por outro lado, para quem quer o lado "diversão", a resolução full HD, de 1920x1080, não distorce a tela e o brilho tem ajuste automático. Conseguir ver séries escuras com a fotografia mais escura (alô, Resident Evil!) sem dificuldades.

Para jogar, é outra história

Eu esperava que o M5 viesse com a funcionalidade Gaming Hub, lançada pela Samsung em junho para suas smart tvs de 2022. Seria muito mais fácil baixar o app do Xbox e jogar por ali mesmo, mas infelizmente nem tudo é perfeito.

Para jogar, é preciso conectar seu console, PC ou notebook via HDMI. Não é nada que atrapalhe gravemente, mas fiquei mal acostumada depois de testar a excelente TV gamer QN90B.

Vale a compra?

Não importa se você busca um monitor maior para trabalhar ou estudar, ou só as funcionalidades de uma smart tv em uma tela mais compacta: o M5 atende bem aos dois públicos.

Agora, se você quiser usar o monitor para jogar, entretanto, fica o alerta: existem outros modelos no mercado com maior taxa de resolução.

Entretenimento