Topo
Entretenimento

CNN confirma saída de Prioli de quadro, mas negocia nova atração para ela

Gabriela Prioli - Reprodução/Instagram
Gabriela Prioli Imagem: Reprodução/Instagram
do UOL

Colunista do UOL

29/03/2020 18h00

Resumo da notícia

  • Advogada e debatedora pede para sair da CNN Brasil após 2 semanas
  • "Demissão" de Gabriela foi anunciada por ela em suas redes sociais
  • CNN confirma saída de quadro, mas negocia com ela permanência na casa
  • As duas partes devem tomar uma decisão conjunta ainda esta semana

Por meio de uma nota oficial, a CNN Brasil confirmou neste domingo a saída da advogada e comentarista Gabriela Prioli do quadro "O Grande Debate".

Ela era uma das integrantes do quadro "O Grande Debate" e deu a entender em posts neste domingo, nas redes sociais, que estava deixando a CNN Brasil.

No entanto, a emissora e ela ainda estão em contato e, segundo a coluna apurou, a CNN negocia sua permanência na casa em uma nova atração ou função.

Isso deve ser definido esta semana (veja íntegra da nota abaixo).

A postagem pública deste domingo (29) pegou de surpresa a direção da CNN e os colegas Reinaldo Gottino (mediador) e Tomé Abduch, o outro debatedor do quadro.

Segundo a coluna apurou Gabriela estava farta de ser "cortada" e impedida de desenvolver seus argumentos durante o quadro —tanto por seus antagonistas como pelo próprio "mediador", Reinaldo Gottino.

Na última sexta ela e Gottino tiveram um embate durante o programa. Tudo começou com uma intervenção da advogada após a argumentação de Abduch.

"Não dá para discutir os assuntos com achismo", ponderava Gabriela ao "rival" Tomé Abduch enquanto debatiam sobre a prisão domiciliar do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha.

Durante a discussão, Gottino interferiu:

"O Tomé Abduch falou sobre a lei, que ele não concorda com a lei, que a juíza cumpriu a lei. Mas ele não concorda com a lei em vigência. O que você pensa sobre a lei? (...) Você acha que essa lei é a correta? Tem que mudar? O que você pensa sobre, como, por exemplo, a lei de execução penal?", questionou Gottino.

"Eu não dou opinião pessoal sobre a lei e aqui a gente não está falando sobre lei de execução penal (...). A gente está falando de uma prisão cautelar. Então, não se trata de execução penal, é uma prisão preventiva", explicou.

Gottino seguiu argumentando que ela estaria emitindo opiniões, enquanto Gabriela tentava discordar afirmando se tratar de questões técnicas. O tempo todo ela foi interrompida.

Na nota divulgada agora há pouco pela emissora, Gottino afirma que "errou" e se desculpou com ela.

Apesar da atitude intempestiva, a coluna apurou que Gabriela já estava aborrecida desde a estreia.

E não só devido à falta de base argumentativa de seus antagonistas (antes de Abduch o debatedor original era Caio Coppola. ex-Jovem Pan, que se afastou dois dias após a estreia devido a problemas de saúde).

Além do clima da atração, ela chegou a ser ameaçada de morte em redes sociais desde que se tornou um rosto conhecido —e detestado— pela chamada "direita".

Ela supostamente também estava aborrecida porque a CNN a contratou dizendo que o quadro "O Grande Debate" seria vespertino.

No entanto, ele foi para as manhãs, o que a desagradou.

Isso porque seu marido, Thiago Mansur, é músico, trabalha à noite e ela gosta de acompanhá-lo. Trabalhar nas manhãs a atrapalharia.

Bom lembrar que, por ora, isso ainda não ocorreu já que, devido à pandemia de coronavírus, não há praticamente eventos musicais no país

Boa relação

Apesar de terem se conhecido apenas na CNN Brasil, ela e Gottino se tornaram amigos.

Ela e o marido, bem como Gottino e a mulher, Simone, chegaram a sair para jantar juntos.

"Nessas últimas duas semanas o nosso grupo cresceu e isso me traz profunda satisfação. O meu maior prazer é essa troca que tenho com vocês. Fica aqui então o meu muito obrigada", postou.

Na sexta (27), após o polêmico programa, ela e Gottino ainda conversaram nos bastidores sobre o episódio. Depois se despediram amistosamente.

Nota oficial

Por meio de sua assessoria, a CNN Brasil confirmou a saída da advogada do quadro e anunciou já os novos nomes para ele.

Leia a íntegra da nota:

"A CNN Brasil informa que a advogada e comentarista Gabriela Prioli deixará o quadro "O Grande Debate", exibido diariamente dentro do programa "Novo Dia", após duas semanas de participações na emissora.

A decisão foi tomada a pedido da comentarista. A nova dupla de debatedores será formada pela advogada Gisele Soares e o advogado Thiago Anastácio, de linhas ideológicas antagônicas. Os novos debatedores estarão no ar diariamente já a partir de amanhã, segunda-feira
(30).

"O Grande Debate" é inspirado em um modelo de sucesso da CNN americana e opõe pessoas qualificadas, de pensamentos ideológicos
distintos, para discutir os temas mais importantes do noticiário. É um dos espaços mais democráticos da televisão, que pretende estimular o debate em alto nível no Brasil e vem alcançando grande sucesso entre o público.

Gisele, além de professora universitária, é doutoranda em Direito Comparado da Universidade Paris-Sorbonne, na França e membro da
Comissão Permanente de Estudos de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).

Anastácio é advogado criminalista, membro do Instituto de Defesa do Direito de Defesa e conselheiro da Comissão de Defesa do Estado
Democrático de Direito da OAB-RJ. Prioli manifestou publicamente sua intenção de deixar a participação nos debates nas redes sociais neste domingo. Ela fez referências ao quadro da última sexta-feira, em que houve uma discussão acalorada entre ela e o mediador, o jornalista Reinaldo Gottino.

No episódio, Gottino, um profissional com larga história na TV, excedeu a postura de mediador. "Me excedi ao interromper. O meu papel ali é conduzir o debate para que os dois lados tenham espaço para expor suas ideias. Minha postura excedeu a de mediador. Peço desculpas a Gabriela por isso. Esse pedido de desculpas, enviado a ela no início da manhã de domingo, se estende também à emissora e ao público", diz Gottino.

Imediatamente após o episódio, todos os profissionais envolvidos no programa conversaram na redação e o assunto foi considerado superado.

Prioli registrou um grande e merecido aumento de seguidores em suas redes sociais nas últimas semanas. Neste curto período em que esteve no quadro "O Grande Debate" mostrou diversas qualidades como debatedora.

A CNN Brasil e Gabriela Prioli decidirão o seu futuro na emissora nos próximos dias. O modelo de debates democráticos tem sido destaque na CNN Brasil e terá cada vez mais espaços em nossa grade.

Nas próximas semanas, o quadro "O Grande Debate" ganhará outras duas edições diárias, contando com as participações de Tomé Abduch, que nos últimos dias dividiu a bancada com Prioli, além da volta de Caio Copolla e a chegada de mais dois novos debatedores de linhas ideológicas opostas a Abduch e Copolla."

Entretenimento