Topo
Entretenimento

Vítimas de Jô escolhem destino de vilã e contam segredos de mortes bizarras

Qual será o fim da vilã Josiane (Agatha Moreira) em A Dona do Pedaço? Suas vítimas dão dicas - Reprodução/Globo
Qual será o fim da vilã Josiane (Agatha Moreira) em A Dona do Pedaço? Suas vítimas dão dicas Imagem: Reprodução/Globo
do UOL

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

12/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Josiane será julgada pelos crimes que cometeu na retal final de A Dona do Pedaço
  • A filha de Maria da Paz matou Jardel e Lucas, além de atacar Téo com um picador de gelo
  • Duio Botta, o intérprete de Jardel, sugere que a vilã morra atropelada por um caminhão de lixo
  • A novela de Walcyr Carrasco chega ao fim dia 22 de novembro

Vilã-mor de A Dona do Pedaço, Josiane (Agatha Moreira) está presa e nesta semana será julgada pelas mortes de Jardel (Duio Botta), que atirou contra um caminhão, Lucas (Kainan Ferraz), que foi atirado do alto de um edifício e Téo (Rainer Cadete), atacado com um picador de gelo e único que sobreviveu. Na reta final da novela, o UOL conversou com as três vítimas da filha de Maria da Paz (Juliana Paes) para saber como elas querem ver Jô Sobral pagar pelos crimes que cometeu.

Téo, que praticamente voltou do mundo dos mortos, acreditava na redenção daquela que para ele era o seu grande amor e por isso demorou em entregá-la à polícia quando descobriu que ela era a assassina de Jardel. Mas isso mudou após o atentado que o fotógrafo sofreu no motel.

Téo sobrevive a ataque de Josiane com picador de gelo e entrega a patricinha à polícia - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Téo sobrevive a ataque de Josiane com picador de gelo e entrega a patricinha à polícia
Imagem: Reprodução/Globo
"Tanto eu quanto o Téo esperamos justiça. Impunidade é uma coisa que é muito comum nesse país e que não pode existir. Ela precisa pagar pelo que fez", diz Rainer.

O fotógrafo foi bastante criticado pela sua cegueira ao cair na lábia de Josiane novamente, repetindo o mesmo erro de quando foi enganado na época em que Josiane mantinha um caso às escondidas com o padrasto Régis (Reynaldo Gianecchini) e precisava dele para fingir que tinha um namorado.

O ator defende que o personagem não ama verdadeiramente a assassina e afirma que ele confunde o sentimento com uma "paixão doentia".

Estamos falando de relações abusivas, de coisas reais. Muitas pessoas sofrem e esperam uma situação limite como uma 'picotada' dessas para poder ter uma reação. Precisamos ficar atentos a essas relações abusivas e tóxicas, que em geral as mulheres sofrem, mas os homens também. Será que é amor? Acho que o amor nunca é doentio. É sempre bom. Talvez seja uma paixão doentia. O amor tem a ver com o querer bem

"Chorei muito quando vi que iria morrer"

A morte de Jardel é a principal razão para Josiane estar presa, uma vez que foi por causa de uma prova do crime (uma foto da vilã empurrando o mordomo para ser atropelado) que ela foi denunciada por Téo. O intérprete do personagem, Duio Botta diz ter sofrido ao descobrir, pelo texto, que Jardel seria a primeira vítima.

"Fiquei muito triste quando soube que ele iria morrer. Procurei as minhas falas no texto e vi que o Jardel estava falando muito. O que aconteceu? Fiquei tremendo. Quando vi, não entendi: 'É isso mesmo? Vou morrer?' Chorei muito", conta.

Mordomo interpretado por Duio Botta foi atropelado por caminhão ao ser empurrado por Josiane - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Mordomo interpretado por Duio Botta foi atropelado por caminhão ao ser empurrado por Josiane
Imagem: Reprodução/Globo
O ator revela que a última cena do personagem foi gravada em dois dias e contou com um dublê: "Fiquei com medo porque o caminhão vinha mesmo com a câmera dentro para pegar a minha reação. E a parte dele rolando foi feita por um dublê. No outro dia fiz a parte dele deitado no chão e as pessoas em volta".

Já a famosa foto de Jardel sendo empurrado por Josiane foi feita em estúdio com o uso de chroma key, o fundo verde onde são projetadas imagens depois.

"Na gravação da morte, o fotógrafo não conseguiu pegar o meu rosto, por isso tivemos que refazer depois. Eu caía num colchão. A Agatha me ajudou a entrar com tudo na cena. Ela é muito generosa e faz com que você acredite que ela é a Josiane, então você fica com raiva dela", conta.

Duio entrou na novela sem saber da relevância que o seu personagem teria dentro da trama principal de A Dona do Pedaço. A morte do mordomo desencadeou uma sequência de acontecimentos, provocando a ruína financeira de Josiane após ela ser chantageada por Fabiana (Nathália Dill).

"O Walcyr [autor da novela] me falou: 'Você iria perder função na novela, então inventei uma coisa para você não sair batido'. Ele mudou a minha vida ao me dar essa grande oportunidade. O Jardel estava sempre presente, mas ele não falava. Cheguei a ficar dez capítulos sem falar nada. Hoje as pessoas sabem quem eu sou nas ruas", comemora o ator, também é dublador e cantor.

Mesmo fora de cena, o ator segue aparecendo em flashbacks e acredita que Jardel adoraria um final bem trágico para a vilã: "Ele gostaria que ela fosse atropelada por um caminhão de lixo. É o que ela merece".

"Desejaram minha morte de verdade"

Kainan Ferraz quer que Josiane apodreça na cadeia pelos crimes que cometeu em A Dona do Pedaço - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Kainan Ferraz quer que Josiane apodreça na cadeia pelos crimes que cometeu em A Dona do Pedaço
Imagem: Reprodução/Globo
Namorado de Jardel, Lucas foi a segunda vítima de Josiane. Ele também a chantageou e teve o mesmo fim que o mordomo.

Numa cena que virou motivo de piadas e memes nas redes sociais, a queda do garoto de programa do alto de um prédio é defendida pelo ator Kainan Ferraz, que diz que alguns comentários "ultrapassaram o bom senso".

"A cena foi gravada com cabo de aço. Muitas pessoas falaram das minhas caras e bocas, e eu fiquei pensando: 'Como seria a cara de alguém que está caindo do sexto andar? É a pergunta que eu queria fazer para todo mundo que questionou. Fiquei muito satisfeito com o resultado", diz, orgulhoso.

Vi muitos comentários maldosos. Teve gente desejando a minha morte de verdade. Se a pessoa não tiver estrutura para passar por cima disso, fica doido. Esses comentários negativos eu só vejo e oro pela vida da pessoa. Senão vira uma bola de neve.

Apesar da participação pequena na novela, Kainan diz que a ficha de ter feito a primeira novela das nove ainda não caiu e diverge do personagem na escolha de um fim para Josiane.

"O Kainan iria querer que ela aprendesse com os erros e se tornasse uma pessoa boa. O Lucas ia querer que ela apodrecesse na cadeia, não só pelo que fez com o Jardel e com ele, mas pelo o que ela fez com a mãe dela".

Entretenimento