PUBLICIDADE
Topo

Belo: 'Se eu sou o novo Roberto Carlos, o Péricles é o novo Erasmo'

O cantor Belo - Divulgação
O cantor Belo Imagem: Divulgação
do UOL

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

03/06/2020 04h00

Como já asseverou o blogueiro do UOL Chico Barney, Belo é hoje em dia uma espécie de sucessor de Roberto Carlos. Romântico, afinado e há cinco anos encarnando o "crooner" do pagode, com direito a terno e gravata nos shows, o cantor hoje é símbolo de sucesso e sofisticação pagodeira. Sua live em abril foi uma das mais acessadas no gênero.

Honra

Eu me sinto muito honrado ouvindo isso. Cresci ouvindo Roberto Carlos. É uma grande inspiração. Expoente máximo da música brasileira. Mas não me vejo como sucessor. Sempre fiz meu trabalho da mesma forma, e acho que é por isso que as pessoas gostam dele. Vai passando de geração em geração. O Roberto Carlos também tem muito disso."
Belo

Não é absurdo

Achou a comparação pitoresca demais, né? Mas não é tanto. Antes da pandemia, Belo vinha em um momento da carreira que descreve como "mágico", lotando teatros e casas de espetáculo. Seu projeto "In Concert" ganhou fôlego e passou a atrair um público mais velho, que escuta clássicos pagodeiros e também da MPB nos shows, como Djavan e... Roberto Carlos.

Aliás, se Belo fosse o novo Roberto, ele já sabe quem poderia ser Erasmo, o amigo de fé e compositor camarada: Pericão

Tem muitos bons meninos [observe o tom 'tiozão' na fala, meio Roberto] da nova geração, como o Thiaguinho. Mas para ser Erasmo teria que ser alguém da minha época. Poderia ser o Péricles, excelente cantor e compositor. Ou o Alexandre Pires. Acho que o Péricles, o Alexandre e eu somos espelho para muita gente que está chegando."

Belo e Péricles - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Romantismo vem de berço

O que Belo e Roberto mais têm em comum? Fácil: o romantismo. Ele conta ao UOL que aprendeu a ser assim dentro de casa, na infância. Nessa época, seu pai, que era cantor sertanejo, tirava os domingos para passar o dia com a mãe. Iam ao cinema ou faziam piqueniques no parque enquanto Belo e o irmão ficavam com uma tia. Faz sentido. Já são 30 anos de uma carreira dedicada às baladas.

Mas o que o Belo está fazendo na quarentena? Estudando

Temos academia em casa. Mas agora estou fazendo aulas online de espanhol e inglês, algo que nunca tive tempo. Também estou tendo aula de música. De teoria, harmonia e piano. Acordo, almoço e fico o dia inteiro em aulas. A Gracy também está estudando idiomas e culinária. Nossa rotina sempre foi caseira, e continua sendo

Mas às vezes dá para "modelar" também

Aliás, precisamos falar do Belo tiktoker

Depois de fazer o cantor virar fitness, a modelo e digital influencer Gracyanne, seu "Tudão", introduziu Belo a outro universo mágico: o do TikTok, a rede social da moda entre novinhos —e alguns não tão novinhos assim. Ele vive aparecendo em vídeos postados por ela, sempre fazendo gracinhas. Em um deles, sentou na esposa como se fosse uma motocicleta.

@graoficial

Vamos de ##geracaotiktok ##fyp ##tentenaorir ##foryou

? som original - graoficial

Pode isso, Arnaldo?

A gente já brincava no Instagram e é muito gostoso fazer isso no TikTok. A Gracy é uma influencer, tem milhões de seguidores, e eu sou muito brincalhão. Amo participar de todas as coisas que ela propõe. Isso me faz bem e me aproxima dos jovens do jeito que sou, fazendo coisas em casa, em família

Belo digital e "gato"

Mergulhar nas redes sociais é uma das prioridades do cantor desde o início do ano, quando mudou de escritório para refrescar a carreira. Antes, pensava que a fórmula do sucesso era, necessariamente, fazer muitos shows, mas agora eles devem demorar para voltar, mesmo depois da quarentena. Ou seja, teremos um Belo cada vez mais influencer e preocupado em aparecer bem na câmera.

E a culpa é da Gracy

Todas essas transformações têm o dedo da Gracy. Fumei por 25 anos. E, depois que a conheci perdi 20 kg, passei a treinar, me alimentar melhor, com uma vida totalmente saudável. Lógico que esteticamente tudo muda. Mudei cabelo, dentes. Mas, mais importante que melhorar minha autoestima, foi poder melhorar minha saúde. Ganhei resistência nos shows. Minha carreira também mudou

O recado do Belo para fãs que estão sofrendo na pandemia

Acredite em Deus. Isso tudo vai passar. É uma fase. Já passamos por mais da metade da quarentena. Estou lançando uma música agora chamada 'Oya' em que fala sobre isso. Sobre a pandemia, sobre cura, ter fé e acreditar. Podem ter certeza que tudo isso vai passar. Em breve ou mais tarde vamos poder voltar a festejar e nos abraçar.

Mas peraí! A internet ainda que saber —teve até perfil fake que invadiu a live do Belo: e a dívida de R$ 5 milhões que ele tem com o jogador Denílson?

Já está tudo encaminhando pelo jurídico do meu novo escritório. Está na Justiça e pode ter certeza que tudo vai ser resolvido este ano.

Onde ouvir e ver o Belo agora

Na próxima sexta (5), Belo lança nas plataformas de streaming o EP "Belo Em Casa", gravado em sua última live, junto do clipe de sua nova faixa, "Oya". Já no próximo dia 20 ele apresenta uma nova live, que terá temática de festa junina e novamente receberá doações em prol do combate ao coronavírus. O "Arraiá do Belo" será transmitido no YouTube a partir das 15h.

Entretenimento