Topo
Entretenimento

Raul Gil é acusado de racismo contra grupo sul-coreano; direção pede desculpas

Raul Gil virou notícia internacional após ser acusado de racismo por fãs do grupo sul-coreano KARD - Reprodução/SBT
Raul Gil virou notícia internacional após ser acusado de racismo por fãs do grupo sul-coreano KARD Imagem: Reprodução/SBT

do BOL

19/07/2017 08h59

O apresentador Raul Gil foi criticado na internet após a exibição do programa "Turma do Vovô Raul", no sábado, dia 15. Na atração do SBT, que chegou a ficar em primeiro lugar no Twitter mundial, o  apresentador entrevistou o grupo sul-coreano K.A.R.D, que esteve em turnê pelo Brasil.

Entre algumas brincadeiras, Raul Gil chegou a perguntar se os membros eram parentes e depois fez um gesto para esticar os olhos. "Por que é que vocês estão gritando? Querem casar com ele? Com esse olho grande? Tem que esticar, hein!", disparou.

Em outro momento, ele chegou a perguntar a um grupo de crianças brasileiras com traços orientais qual era sua origem. Quando um dos meninos não respondeu, o apresentador disse que ele precisava "abrir os olhos".

A tradutora que estava presente no evento filtrou os comentários para os cantores, mas, na internet, eles foram traduzidos e alcançaram revolta internacional entre fãs de KPOP, termo que designa a música pop da Coreia do Sul. O grupo esteve no Brasil para show e sessão de autógrafos, além de gravarem cenas de seu novo clipe em solo brasileiro.

"Eu tenho todo respeito pelo Raul Gil, ele ajudou muito o KPOP aqui no Brasil ser reconhecido com o quadro que ele fez, mas essa entrevista foi horrível, parecia que não sabia nada sobre o grupo, fazia perguntas super desnecessárias", escreveu Janaína Gomes em um comentário no YouTube.

"Aqui quem fala é uma britânica. Estou aqui para dizer o quão irritada a comunidade do KPOP está com sua atitude racista e desrespeitosa com o KARD", escreveu uma internauta no Twitter da página do programa.

"Espero que o KARD esqueça desse entrevistador racista. Muito decepcionante que um entrevistador faça isso com seus convidados", escreveu o youtuber norte-americano Jose Ochoa.

Fãs brasileiros envergonhados rapidamente apareceram para "pedir desculpas" para a comunidade internacional, enquanto outros defenderam Raul Gil por não ter agido "de má-fé".

Sobre a repercussão do caso, o diretor do programa, Raul Gil Jr.,  ressaltou as características do apresentador como sendo brincalhão e um animador de palco. "Meu pai sempre foi uma pessoa extremamente educada com todos e de forma alguma pensou em desrespeitar qualquer pessoa. Se houve algum tipo de mal entendido, eu acredito que tanto ele quanto eu, da produção e como diretor, pedimos realmente desculpas", disse, acrescentando que o programa é democrático e está aberto para qualquer pessoa que deseje falar sobre o assunto.

Entretenimento