Topo
Entretenimento

Inspetor do Guia Michelin vira "agente secreto" para avaliar restaurantes

Prato do Sorrel, em San Francisco - Reprodução/Instagram
Prato do Sorrel, em San Francisco Imagem: Reprodução/Instagram
do UOL

Do UOL

19/09/2019 15h38

Referência de qualidade, o Guia Michelin premia todos os anos os restaurantes mais destacados para receberem as famosas estrelas. Em entrevista ao podcast do "Visit California", um dos inspetores responsáveis por essa avaliação contou um pouco mais dessa deliciosa função.

Para ter a experiência completa nos locais, ele trabalha como uma espécie de "agente infiltrado". Nada de menus especiais ou a melhor mesa, como para muitos críticos gastronômicos. A ideia é justamente ser tratado como qualquer cliente.

Trabalho discreto

Outro detalhe é que, na maioria das vezes, os inspetores fazem essas refeições sozinhos, mas se o lugar tem mais a proposta de encontro entre amigos, eles vão em pares ou grupos. Tudo para não serem desmascarados.

Nada de anotar enquanto come. Além de reportarem suas avaliações "de cabeça", eles tiram fotos para as redes sociais (ou seja, como muita gente).

Perguntado como conseguiu esse "emprego dos sonhos", o funcionário - anônimo, obviamente - diz que ele e seus colegas todos vieram da indústria alimentícia e turística. "É uma grande responsabilidade", diz.

O que quer dizer cada estrela

Uma estrela - cozinha de alta qualidade e que vale a parada se você estiver passando pelo local

Duas estrelas - cozinha excelente e um restaurante que vale até sair do roteiro

Três estrelas - cozinha excelente que vale a viagem apenas para conhecê-lo

Entretenimento