Topo
Entretenimento

Portuguesa com certeza: receitas para relembrar origens lusitanas

do UOL

Do UOL

24/06/2019 04h00

Base de muitas das nossas delícias culinárias, a cozinha portuguesa se fundiu aos ingredientes nacionais e inspirou inúmeros pratos do dia a dia brasileiro, ainda que muitos não se deem conta.

Para os mais saudosistas e puristas, selecionamos as receitas abaixo para dar aquele gostinho bom da terrinha. O português Domingos Meirelles, diretor geral da Exponor, agência responsável pela marca Vinhos de Portugal no Brasil, ainda dá dicas dos melhores vinhos para acompanhar.

Sardinhas empanadas

Sardinhas empanadas - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Não há nada mais português, depois do bacalhau, do que sardinhas fritas. Segundo Meirelles, seu alto teor de gordura vai bem com um vinho com acidez mais pronunciada, como os espumantes da Bairrada.

Feijoada trasmontana

Feijoada trasmontana - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Leva feijão branco, além de todos os pertences do porco, essa versão de feijoada trasmontana, iguaria típica de Trás-os-Montes. Assim, nada melhor que servir o prato com um vinho tinto desta região.

Arroz de pato

arroz de pato - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Caldoso e cheio de sabor, o arroz de pato português abraça a alma de quem come. E repete. Com muito tempero, requer um vinho com estrutura para acompanhá-lo. Caso dos tintos não tão jovens da região do Dão, que têm boa acidez para aguentar a gordura do prato.

Francesinha

Francesinha - Reprodução/TVUOL - Reprodução/TVUOL
Imagem: Reprodução/TVUOL

Típico da cidade do Porto, francesinha é o sanduíche tipo x-tudo de Portugal, perfeito para aqueles com mais apetite. Para acompanhar, Meirelles sugere um vinho branco do Douro, encorpado e com estágio em madeira.

Prego

Prego - divulgação - divulgação
Imagem: divulgação

Não estranhe o nome. Prego é tão somente o saunduíche de filé bovino mais consumido nos happy hours portugueses. Prato nacional, pode ganhar contornos de iguaria dependendo da qualidade da carne e do molho que acompanha. Como leva mostarda, Meirelles recomenda harmonizar com um vinho tinto jovem do Alentejo.

Arroz de polvo

Arroz de polvo - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Também conhecido como arroz Malandrinho, o arroz de polvo, caldoso e macio, é uma das perdições da mesa portuguesa. A sugestão é harmonizar com vinho verde branco, da região dos Vinhos Verdes, no Norte de Portugal.

Entretenimento