Topo
Entretenimento

'Generosa' e mãezona: como é Fernanda Montenegro nos bastidores?

Camilla Flores interpretou a cuidadora de Eunice Paiva (Fernanda Montenegro) em "Ainda Estou Aqui" - Arquivo pessoal
Camilla Flores interpretou a cuidadora de Eunice Paiva (Fernanda Montenegro) em "Ainda Estou Aqui" Imagem: Arquivo pessoal
do UOL

De Splash, em São Paulo

07/11/2024 05h30

Camilla Flores, artista de teatro há 23 anos, tem um papel pequeno em "Ainda Estou Aqui", mas que exigiu que ela ficasse bastante próxima de Fernanda Montenegro, 95.

A atriz interpretou a cuidadora de Eunice Paiva, vivida por Fernanda Torres no início do filme, mas após um avanço no tempo, a personagem passa a ser interpretada por Montenegro. Em entrevista a Splash, Camilla e outros atores contam como foi trabalhar com a grande dama da dramaturgia nacional.

Olho no olho

Camilla diz que sentiu dificuldades de entrar no mercado audiovisual por ter um corpo fora do padrão, mas encontrou um papel a que se adequava em "Ainda Estou Aqui". "Sou uma mulher grande, de 1,80m, 100kg. A gente ouve, desde muito nova, que não cabe muito nesses espaços do audiovisual", conta, acrescentando que mais papéis começaram a surgir em 2020.

Ela foi convidada pelo produtor de elenco para fazer um teste para interpretar a cuidadora de Eunice. "Seria mais crível que fosse uma mulher grande, para tirar da cadeira de roda, segurar. Aí, vai dando aquela esperança, aquela fé de ter espaço para o meu corpo."

A atriz gravou duas diárias ao lado de Fernanda Montenegro, e diz que a experiência foi "emocionante". "Eu estava diante do que há de mais esplendoroso do nosso cinema, ver o Walter [Salles] guiando a Dona Fernanda."

[Quando a conheci], a primeira frase que ela disse foi: 'Estamos em pleno mar. Castro Alves disse isso há tantos anos. Será que este é momento para estarmos em cena?'. [...] Ela é muito metafórica, muito poeta. Vive discutindo e refletindo sobre o nosso mundo de maneira não-linear e não-banalizada. Ela é a própria obra de arte. Camilla Flores

Segundo Camilla, Montenegro realmente busca se aproximar de quem trabalha com ela. "Olhar nos olhos de Dona Fernanda é algo que te tira do eixo. [Houve um momento] em que eu estava sentada no chão, ela numa cadeira e aí a mãozinha dela estava no meu ombro. [Ela disse]: 'Me fala um pouco da sua vida, grandona'. [...] Ela está muito interessada no humano que está ali diante dela."

Nessa vontade minha de me aproximar porque o trabalho exigia, ela abriu essa porta de uma forma muito genuína e generosa. Camilla Flores

Elas conversaram sobre astrologia e família. "Conversamos até sobre signos. Ela me indicou literaturas [sobre astrologia]. A gente conversou muito, falamos sobre minha avó. Tenho uma avó de quase 90 anos que ficou com o coração na mão, disse: 'Fala pra ela que eu a acompanho a vida inteira'".

Teve um momento em cena em que abaixei pra falar com ela, e a gente fica se olhando. O Walter pediu 'um pouco menos de vida', porque [a personagem] já estava em um estágio avançado de Alzheimer. E a [Fernanda] é uma artista que exala vida, vontade, presença. Ela brincou: 'É que esses olhos verdes aqui no meu olhar...'. [...] Foi muito emocionante, ela foi especial. Camilla Flores

Fernanda é obstinada, e não se importa de gravar várias vezes a mesma cena para chegar ao melhor resultado possível. "Em determinado momento, o Walter parou a gravação e disse para a Dona Fernanda: 'Ainda estamos chegando lá'. Ela disse: 'Eu faço quantas vezes for preciso'. Ele responde: 'É que a gente gosta da busca, né?'", relembrou a atriz.

"Um privilégio"

Antonio Saboia conta que sentiu a presença da mãe ao atuar com Fernanda. Ele interpreta Marcelo, filho de Eunice, na fase adulta. "Foi uma grande sorte e um privilégio poder trocar com Dona Fernanda Montenegro. Foi maravilhoso realizar esse sonho sob o olhar e a direção de Walter Salles", conta.

Um dia, a gente estava gravando uma cena, que acabou não entrando no corte final, de troca de carinho entre um filho e sua mãe. Dona Fernanda segurava minhas mãos, como Eunice fazia com Marcelo, e, entre um take e outro, mantínhamos aquela energia tranquila e amorosa da cena. Em um dado momento, no meio dessa troca, me perdi no personagem e me conectei com minha própria mãe, que perdi há 13 anos. Foi algo muito especial que me marcou profundamente. Fernanda Montenegro me deu esse presente: por um instante, senti a presença da minha mãe novamente. Antonio Saboia

Maria Manoella também destaca a inquietude de Fernanda na atuação. Ela interpreta Veroca, filha de Eunice, na fase adulta.

Fernanda Montenegro é a atriz mais criativa, inquieta e obsessiva que já conheci. Para cada frase, ela procura mil maneiras de fazer e mil inflexões diferentes. Questiona tudo e nunca se acomoda numa primeira percepção. É muito prazeroso e estimulante vê-la trabalhar. Uma aula. Maria Manoella

"Ainda Estou Aqui" estreia nesta quinta-feira (7), nos cinemas.

Entretenimento