Qatar tem incrível ascensão em primeiro ranking da Fifa de 2019
Menos de uma semana depois de conquistar a Copa da Ásia em cima do Japão, nos Emirados Árabes, a Seleção do Qatar subiu nada menos do que 38 posições em relação ao último ranking da Fifa. Na primeira lista divulgada pela entidade em 2019, o país sede da próxima Copa do Mundo apareceu na 55º posição, a melhor desde 1993.
A Copa da Ásia foi responsável pela maioria das mudanças no ranking, uma vez que as seleções restantes pouco jogaram. Por esse motivo, não houve alterações nas primeiras 20 posições, e o Brasil manteve a 3ª posição. A Bélgica segue no topo da lista, seguida da Croácia.
O Japão, finalista nos Emirados Árabes, também subiu significativamente, alcançando a 23º colocação após avançar 27 posições . Outras equipes que ascenderam mais de 10 posições foram as da Coreia do Sul, (38.º, +15), dos Emirados Árabes Unidos (67.º, +12) e Jordânia (97.º, +12). A Seleção do Irã, a melhor colocada entre os asiáticos, ultrapassou sete times para chegar ao 22º posto.
As mudanças também significaram mais seleções das Federação Asiática entre as 50 melhores. Agora são quatro, igualando a Federação Africana, que viu o Congo cair para a 51ª posição.