PUBLICIDADE
Topo

Entretenimento

Ótimo negócio: Fla x Flu rendeu lucro de até R$ 2 milhões ao SBT

Vitinho corre para comemorar o gol do título do Flamengo contra o Fluminense - Alexandre Vidal/Flamengo
Vitinho corre para comemorar o gol do título do Flamengo contra o Fluminense Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo
Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

do UOL

Colunista do UOL

18/07/2020 00h09

Tudo bem, foi só um jogo de futebol, um fato pontual e raro para o SBT em meio à pandemia de coronavírus. Mas, o resultado pode ser considerado o melhor possível.

A final do campeonato e a vitória do Flamengo por 1 x 0 sobre Fluminense, na última quarta-feira (15), renderam excelente lucro para os cofres do SBT (e dos dois times também).

Segundo fontes ouvidas pela coluna o SBT sozinho teria obtido lucro líquido entre R$ 1,5 milhão e R$ 2 milhões com a partida. Para um evento que dura pouco mais de duas horas ao vivo, não deixa de ser um resultado espantoso.

O contrato entre a emissora e os dois times é confidencial, portanto nenhuma das partes pode se manifestar.

Apesar disso a coluna apurou que o acordo previa que a emissora de Silvio Santos não precisaria dividir nenhum de seus patrocínios com os times.

O acordo estipulava que cada uma das partes —SBT, Fla e Flu— corresse atrás de seus próprios patrocínios e ficasse com a integralidade deles.

Os custos da transmissão, obviamente, ficaram para a TV, mas mesmo assim o SBT embolsou uma belíssima quantia para o momento atual.

Bom ibope

Em termos de ibope a emissora também não teve nada do que reclamar: chegou a 26,2 pontos no Rio, e obteve dois feitos raros: mais de 20 pontos de ibope e um empate técnico com a Globo (que obteve 26,1 pontos).

Cada ponto de ibope no Rio vale por cerca de 47,5 mil domicílios. O Rio é a segunda praça no ranking da publicidade nacional.

Em São Paulo, que é a principal praça, a audiência foi 11 pontos, segundo a Kantar Ibope Media (cada ponto equivale a 72 mil domicílios na região).

A Globo obteve quase o triplo do ibope em São Paulo: 32 pontos.

Mas, já era esperado que o jogo não tivesse tanta repercussão fora entre os paulistanos e paulistas.

Agora o SBT estuda novas possibilidades de exibir jogos e campeonatos de outros Estados.

Mas, tudo vai depender de negociações pontuais com times e campeonatos que já não estão fechados com a Globo (os principais já fecharam).

Ou seja, vai demorar ainda para que a Globo perca o "quase monopólio" que tem do futebol brasileiro há décadas.

Ricardo Feltrin no Twitter, Facebook, Instagram e site Ooops

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Entretenimento