Topo
Entretenimento

Cartunista retrata os "perrengues" da maternidade de forma engraçada

Pedro Fonseca

do BOL, em São Paulo

14/01/2019 14h10

Para retratar de forma leve e descontraída a relação entre mãe e filho, a arquiteta e cartunista russa Liubá Sóbol administra uma conta no Instagram, a "Moms.Comics", na qual publica tirinhas engraçadas sobre a maternidade.

O site Fatos Curiosos traduziu alguns dos desenhos para o português, pois os cartuns originais estão em cirílico, alfabeto natal da cartunista, e o BOL conversou com Liubá para saber mais sobre o trabalho que mistura humor e ironia. A tradutora Giulia Gramuglia ajudou na comunicação em russo.

Luibá e sua família moram em Moscou, na Rússia, e a ideia surgiu como um hobbie em seu primeiro ano como mãe, em 2017: "Eu não queria ser apenas uma mãe, gostaria de fazer alguma coisa para mim. Queria desenhar, assim como eu fazia antes. Então, eu passei a desenhar momentos divertidos da nossa vida - momentos sobre meu filho, sobre meu marido e sobre mim", conta Luibá em conversa com o BOL.

Porém a brincadeira ficou séria. Luibá hoje conta com mais de 33 mil seguidores no Instagram - isso porque ela só posta cartuns em cirílico, sua língua natal: "Eu me empenho em mostrar as situações tais quais as vejo na minha cabeça junto com pingos de ironia. Talvez alguma coisa aconteça de uma forma não tão divertida, mas eu amo transformar tudo em diversão e risadas", explica a cartunista.

Liubá Sóbol, criadora do perfil no Instagram "Moms.Comics" - Reprodução/Instagram/Montagem BOL - Reprodução/Instagram/Montagem BOL
Liubá Sóbol, criadora do perfil no Instagram "Moms.Comics"
Imagem: Reprodução/Instagram/Montagem BOL

Para Luibá, ela não é uma pessoa engraçada, mas seu filho diariamente faz algo hilário: "Todos os dias, eu me inspiro no meu filho. Ele constantemente faz algo cômico que me dá ideias de desenhar um cartum", conta a mãe, orgulhosa.

Antes da "fama" com o perfil no Instagram, Luibá trabalhou como arquiteta e desenhou algumas cenas de filmes de animação na Rússia. "Atualmente, não há tempo suficiente para fazer animação, às vezes me encomendam quadrinhos, mas não com muita frequência", explica.

Sobre o futuro, ela diz que não faz planos especiais, mas prevê novos desafios: "Estou preparando a edição de um livro com as minhas ilustrações, tomara que aconteça em 2019. Porém também gostaria de descansar um pouco", diz Luibá. Para ela, "a maternidade é divertida, mas, ao mesmo tempo, é dureza. É necessário se divertir para não desanimar".

Quer receber notícias de Entretenimento de graça por mensagem no seu Facebook? Clique AQUI e digite Entretenimento após acessar o Messenger. É muito simples!

Entretenimento