Topo
Esporte

Relembre times que não foram à semi da Taça GB mas decidiram o Carioca

04/02/2019 11h25

O Botafogo teve um início lento nesta temporada. Com um elenco mudado em relação à equipe do ano passado, o clube de General Severiano não conquistou resultados positivos nas primeiras rodadas da Taça Guanabara e ficou de fora da semifinal do primeiro turno do Campeonato Carioca.

Apesar disso, a equipe de Zé Ricardo mostrou evolução e derrotou o Boavista, neste domingo, por 3 a 0. Ainda há tempo para o Botafogo alcançar voos altos no Estadual, já que a Taça Rio, segundo turno da competição, ainda vai iniciar. O LANCE! relembra equipes que não ficaram entre os quatro melhores na Taça Guanabara, mas se recuperaram no turno seguinte e chegaram à final do Estadual neste século. Confira!

2001 - Fluminense

Quando a Taça Guanabra ainda era disputada em formato de pontos corridos, o Fluminense terminou o primeiro turno na oitava colocação, com a final da etapa sendo disputada por Americano e Vasco, com o clube de Campos vencendo o Cruz-Maltino.

Na terceira fase, porém, o Tricolor foi o primeiro colocado em um grupo com Friburguense, Flamengo e Volta Redonda. Após superar o Bangu na semifinal, o Tricolor derrotou o Americano nos dois jogos de final e garantiu o título.

2005 - Fluminense

Nesse Estadual, o Fluminense não teve uma boa campanha na Taça Guanabara: em cinco jogos, foram uma vitória, dois empates e duas derrotas. Cinco pontos conquistados e a quarta colocação - Americano e Cabofriense foram os dois classificados do Grupo B daquela edição. De forma surpreendente, o Volta Redonda venceu o primeiro turno.

Na Taça Rio, porém, o clube das Laranjeiras se recuperou assim como acontecera quatro anos atrás e liderou o Grupo B do segundo turno com folga, somando 15 pontos em seis rodadas. Na semifinal, eliminou o Vasco, nos pênaltis, e derrotou o Flamengo por 4 a 1 na decisão do turno. Na final do Estadual, o Tricolor superou o Volta Redonda e levantou o troféu.

2006 - Madureira

Exceção entre os gigantes do estado, o Madureira foi o único clube de menor expressão que conseguiu se superar e chegar à decisão do Estadual. Na Taça Guanabara, o MEC foi lanterna do Grupo B, somando apenas três pontos, e chegou até se precoupar com um possível rebaixamento.

Na Taça Rio, porém, o Tricolor Suburbano se superou e terminou o turno na segunda colocação do Grupo B, atrás do América. Posteriomente, superaria Cabofriense, nos pênaltis, e Americano - na final do Estadual, porém, foi superado pelo Botafogo, que venceu as duas partidas da decisão.

2007 - Botafogo

O clube de General Severiano bateu na trave na Taça Guanabara. Terminou o primeiro turno do Estadual na terceira colocação, com oito pontos, atrás de Madureira e Flamengo, que, posteriormente, seria campeão da primeira metade do campeonato.

Na Taça Rio, o alvinegro se recuperou e, com cinco vitórias em seis partidas disputadas, se garantiu na semifinal do segundo turno. Nessa etapa, superou Vasco e Cabofriense, mas foi derrotado pelo Flamengo na decisão estadual e terminou o campeonato no segundo lugar.

2011 - Vasco

O Cruz-Maltino começou a temporada de 2011 em um ritmo lento. Após perder as três primeiras partidas da Taça Guanabara, terminou a fase de grupos na quinta colocação da Chave A e não se garantiu nas semifinais da primeira metade do torneio.

Na Taça Rio, o Vasco achou sua melhor forma e terminou o turno com 17 pontos, na liderança do Grupo A. Apesar de ter perdido a final para o Flamengo, que se consagraria campeão, essa arrancada na segunda metade do Estadual serviu para ajudar o Cruz-Maltino no restante da temporada. Em 2011, a equipe de São Januário foi campeã da Copa do Brasil e terminou o Campeonato Brasileiro na segunda colocação.

2018 - Vasco

Assim como em 2011, o Cruz-Maltino não se destacou na Taça Rio e bateu na trave novamente: com sete pontos conquistados, o Cruz-Maltino terminou o primeiro turno do Estadual na terceira posição, fora das semifinais. Na segunda metade, o clube de São Januário conseguiu ficar entre as quatro melhores equipes, mas não venceu a Taça Rio.

Por conta do regulamento um tanto quanto duvidoso do Campeonato Carioca, o Vasco, mesmo sem vencer nenhum título, conseguiu chegar à final do Estadual. Na decisão, a equipe foi derrotada pelo Botafogo, nos pênaltis.

Esporte