Topo
Entretenimento

Ricco: Globo planeja volta das novelas com uma nova linha de trabalho

Lurdes (Regina Casé) em cena de "Amor de Mãe"                              - TV Globo
Lurdes (Regina Casé) em cena de 'Amor de Mãe' Imagem: TV Globo
do UOL

Do UOL, em São Paulo

06/06/2020 04h00

A volta das gravações de novelas da TV Globo já está programada. Paralisados desde o fim de março, por causa da pandemia do coronavírus, os folhetins vão ter que se adaptar a uma nova linha de trabalho em seu retorno.

Este é um dos assuntos do podcast UOL Vê TV #30, em que Chico Barney, Débora Miranda, Flávio Ricco e Maurício Stycer comentam sobre os próximos passos da emissora.

Ricco conta que Jorge Nóbrega, vice-presidente da Globo, fez uma videoconferência com todos os funcionários, situando a empresa no momento atual e falando dos planos daqui em diante. "A Globo pretende voltar primeiro com ‘Amor de Mãe’, em julho. Começa a produção na primeira quinzena, gravações na segunda quinzena para voltar com capítulos inéditos em setembro", antecipa ele. (disponível no vídeo acima a partir de 36:27)

A Globo está dando esse tempo para se acostumar a uma nova linha de trabalho, que ela não conhece e vai colocar em prática agora.
Flávio Ricco

A volta das gravações, no entanto, não significa que as coisas serão como antes. Alguns cuidados serão observados nessa retomada, como menos externas e mais cenas rodadas dentro de estúdios e da cidade cenográfica.

"Trocas de roupas serão diminuídas. Haverá maior cuidado com maquiagem. A gravação vai obedecer roteiros mais estabelecidos com os núcleos em horários e dias diferentes. Vai dar um trabalho maior para o autor, para estabelecer as gravações e depois juntar tudo na edição para colocar no ar", observa Ricco, acrescentando que em algumas tramas o tema coronavírus será incluído.

Stycer cita uma entrevista do site Notícias da TV com o diretor financeiro da Globo, Manuel Belmar da Costa, falando sobre cortes de custos, incluindo demissões. "Imagino que vai ser um mês com notícias ruins de desligamentos, encerramentos de contratos, e ao mesmo tempo com essa ambição de retomada de produção."

Ricco acredita que este é um passo da unificação do Grupo Globo. "A Bandeirantes também está sofrendo processo de unificação com as TVs e rádios, e vai sofrer um enxugamento natural a partir desses próximos meses. É ruim, porque muitas pessoas podem perder o emprego, mas é uma outra realidade que está por aí."

A editora de TV e Famosos do UOL, Débora Miranda, lembra que a volta das atividades na Globo terá poucas pessoas envolvidas ao mesmo tempo. "Serão poucas pessoas nos sets de gravação, vão ter muito cuidado com esse contato em um primeiro momento. A gente está observando que a volta à vida, nos países mais avançados neste assunto do que nós, ainda causa novos casos. Então é importante ter um cuidado e a Globo está muito preocupada com isso."

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV no Spotify, no Apple Podcasts ou em outros aplicativos de podcasts. No YouTube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo. Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar -no computador, no smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em uol.com.br/podcasts.

Entretenimento