Topo
Entretenimento

As verificações da semana

06/12/2019 11h56

Rio de Janeiro, 6 dez 2019 (AFP) - 1 - BOLSONARO ADMITE QUE GOVERNA PARA RICOS

Um suposto tuíte em que o presidente Jair Bolsonaro afirma que seu governo é "para os ricos" e que apenas os "pobres" estão reclamando de medidas como o congelamento do valor do salário mínimo e a extinção do DPVAT, seguro obrigatório para veículos, circula amplamente nas redes sociais desde o último dia 27 de novembro. A mensagem, contudo, foi publicada por uma conta que ironiza Bolsonaro, e não pelo próprio presidente.

http://u.afp.com/BolsonaroRicos

2 - MORTA PELA POLÍCIA CHILENA

"Olhemos bem este rosto. Nunca mais os seus pais poderão olhá-lo vivo", "A última vez que foi vista viva foi quando foi levada pela polícia chilena", dizem algumas publicações em redes sociais acompanhadas por duas imagens de uma mulher vestida de palhaço durante um protesto. A protagonista das fotos é, no entanto, uma estudante de teatro que estava homenageando uma artista de rua encontrada enforcada em Santiago no último dia 20 de outubro e cuja morte está sendo investigada.

http://u.afp.com/EstudanteChile

3 - BILIONÁRIO URINANDO EM MORADOR DE RUA?

Uma foto que supostamente mostra um bilionário nova-iorquino chamado "Brandon Torrent" urinando em um morador de rua circula amplamente em redes sociais, em diversos idiomas, desde o início de novembro. Segundo algumas publicações, esta é "a mais clara imagem do ódio de classes". A fotografia foi, no entanto, produzida com atores para ilustrar um pôster satírico, como contou à AFP um de seus criadores. Não há, ainda, qualquer registro de um bilionário com este nome.

http://u.afp.com/BrandonTorrent

4 - ÁGUA GELADA DÁ CÂNCER

Publicações compartilhadas nas redes sociais milhares de vezes ao longo dos anos indicam que beber água gelada após as refeições causa câncer. A afirmação, no entanto, é falsa. Médicos especialistas explicaram à AFP que não existem evidências científicas de que beber água gelada pode causar câncer.

http://u.afp.com/AguaGelada

5 - TECNOLOGIA 7D

Vídeos que mostram animais em realidade aumentada supostamente interagindo com pessoas têm circulado nas redes sociais desde 2016 assegurando se tratar da "tecnologia 7D" usada no Japão e em Dubai. No entanto, as gravações são um compilado de fragmentos de outros vídeos criados com fins publicitários.

http://u.afp.com/Videos7D

mcp/

Entretenimento