Topo
Entretenimento

Steve Albini, que produziu álbuns do Nirvana e Pixies, morre aos 61

Steve Albini sofreu um ataque cardíaco em seu estúdio em Chicago aos 61 anos - Getty Images
Steve Albini sofreu um ataque cardíaco em seu estúdio em Chicago aos 61 anos Imagem: Getty Images
do UOL

De Splash, em São Paulo

08/05/2024 13h29

O lendário produtor de rock Steve Albini morreu aos 61 anos.

O que aconteceu

Ele teve um ataque cardíaco em seu estúdio em Chicago. Sua equipe confirmou a morte à revista Pitchfork.

Albini é responsável por alguns dos maiores álbuns da história do rock. Dentre seus trabalhos mais famosos, estão o "In Utero", do Nirvana, o "Surfer Rosa", do Pixies, e o "Rid of Me" da PJ Harvey.

Desde 1992, ele era integrante da banda Shellac. A banda se preparava para a turnê do álbum "To All Trains", cujo lançamento está marcado para a semana que vem e que seria o primeiro álbum da banda em uma década.

Albini também fez parte das polêmicas bandas Big Black (1982-1987) e Rapeman (1987-1988). Nesse período, ele cantava sobre um esquema de tráfico sexual de crianças (e, nas apresentações, imitava uma criança sendo abusada), usava ofensas racistas nas letras e tinha uma música chamada "Reze Para Eu Não Te Matar, Vi*do". Em 2021, no entanto, ele pediu desculpas no Twitter:

Muitas das coisas que eu disse e fiz numa posição ignorante de conforto e privilégio são claramente horríveis, e me arrependo delas. Ninguém é obrigado a ignorá-las, e eu me sinto na obrigação de me redimir. Steve Albini no Twitter em 2021

Entretenimento