Topo
Entretenimento

Jão celebra aproximação de Anitta: 'É uma pessoa muito parceira'

do UOL

De Splash, em São Paulo

12/03/2023 21h00Atualizada em 12/03/2023 21h04

Antes mesmo de ser lançada, "Pilantra" já deixou os fãs de Jão e Anitta em polvorosa. Um trailer publicado nas redes sociais na sexta-feira já acumula quase seis milhões de visualizações e dezenas de milhares de comentários.

Dá pra entender a empolgação: essa é a primeira colaboração entre a "poderosa" e um dos maiores nomes do pop brasileiro atualmente. Desde que a dupla gravou algumas faixas "demo" (espécie de teste para uma gravação profissional no futuro) há alguns anos, existia a expectativa de uma música dos dois. E, agora, "Pilantra" vem aí.

Em entrevista a Splash, Jão contou que se divertiu com Anitta nos bastidores do clipe e que teve a oportunidade de se aproximar da cantora na ocasião. O assunto daquele dia entre os artistas foi a série "The White Lotus" (HBO).

"Foi muito legal. Ela foi muito parceira e é muito objetiva, da maneira como eu também sou no set. [...] Foi um dia muito gostoso. Porque apesar de a gente sempre se ver, se encontrar, são raras as vezes em que a gente realmente se conversa ou consegue ficar mais próximo, porque cada um está num canto. E foi um dia só que a gente ficou meio que se divertindo, sabe?", disse.

Jão e Anitta em cena do clipe de 'Pilantra' - Breno Galtier - Breno Galtier
Jão e Anitta em cena do clipe de 'Pilantra'
Imagem: Breno Galtier

A relação entre os dois começou com a admiração de Jão por Anitta, afinal, "Show das Poderosas" foi lançada oito anos antes de "Idiota", música que lançou o paulista ao estrelato. Agora, com os trabalhos em dupla, evoluiu para um contato mais próximo.

Sempre admirei o que ela faz, as barreiras, as bolhas que ela fura. E sempre admirei isso, muito. E a oportunidade que a gente teve de realmente conversar, ouvir ela falar coisas íntimas, é muito gostoso, sabe? Conhecer alguém a partir da arte e ver a pessoa assim. Então eu fiquei muito contente com isso, de ela ser uma pessoa boa, legal. Jão

As inspirações por trás de "Pilantra"

O videoclipe, avaliado em R$ 1 milhão, tem a estética inspirada no programa de auditório apresentado por Sonny e Cher nos anos 70, nos EUA, com uma pegada de Quentin Tarantino: "Foi uma união de vários universos", explica o cantor.

Já a palavra-chave da faixa é "despretensão", segundo Jão, que quis lançar a canção sem ficar "pensando muito".

Foi um exercício de fazer música e dizer: 'Nossa, gostei muito disso, quero lançar, quero que as pessoas ouçam também.' [...] Eu acho que a letra é despretensiosa, a produção é despretensiosa. É claro que ela é feita com muito cuidado, é um despretensioso muito bem colocado e feito. Mas tem algo desapegado. Jão

A letra fala de um amor pegajoso e irresistível, marcado por um jogo de sedução.

O que vem por aí

Jão diz que a inspiração de seu novo álbum, que já está em processo de produção, também é sua vida pessoal, mas que o novo projeto tem um quê "megalomaníaco".

"[O álbum] eleva as coisas com uma mania de grandeza. [...] Então, é um álbum que eu acho que eu tô muito mais confiante como artista, como pessoa", explica.

A mania de grandeza se transfere para os shows, que ele define como "a coisa que mais ama fazer".

"Minha maior meta é que o meu show seja o melhor possível, a coisa mais grandiosa que eu consiga fazer nesse momento. Toda a minha energia é pra isso. O show é onde o álbum nasce. O álbum é onde habitam as músicas novas, a nova história, mas eu acho que ele se concretiza no show", diz.

Diante de tantas conquistas em tão pouco tempo, entre elas uma apresentação que lotou o Vale do Anhangabaú, em SP, com 50 mil pessoas, e R$ 30 milhões de faturamento na turnê "Pirata", e parcerias com Nando Reis, Ludmilla e Anitta, Jão ainda sonha em fazer uma parceria com outra grande artista brasileira: Marisa Monte.

"Eu até tinha parado de falar isso um pouco, porque eu tenho medo de ficar chegando alerta pra ela do Google, assim: 'Jão fala Marisa Monte, Marisa Monte' e ela achar que eu sou um louco. Eu gosto muito dela, admiro muito ela, a trajetória dela, tudo", conta.

Seria uma experiência transcendental pra mim, poder escrever uma música com ela, vê-la trabalhando e unir os nossos mundos, assim. Ela é o meu grande foco. Jão

A faixa "Pilantra" está disponível nas plataformas de streaming. O clipe será divulgado amanhã, às 10h, no canal de Jão no YouTube.

Entretenimento