Topo
Listas

16 passeios para fazer em Vitória e seus arredores

Do BOL, em Vitória

03/12/2018 10h07

Vitória, a capital do Espírito Santo, tem passeios para todos os gostos. Quem curte praia, parque, museu, arte sacra e história sairá bem satisfeito de lá.

Confira a seguir 16 passeios para fazer em Vitória e seus arredores.

Leia também:

  • Divulgação/William Rogers Lima da Costa

    Convento da Penha

    É o ponto mais visitado do Estado do Espírito Santo e fica no topo de um morro de 154 metros de altura e a 500 metros em relação ao nível do mar. A construção do convento começou em 1562 e ele recebeu diversas ampliações ao longo dos séculos 16, 17 e 19. O visitante pode acessar a base do morro de carro ou van turística ou andar os 457 metros da Ladeira da Penitência. Até o convento, ainda terá que percorrer 116 degraus. De lá de cima, é possível ver as cidades de Vitória e Vila Velha, além do mar e do Morro do Moreno.

    Serviço:
    Rua Vasco Coutinho, s/n°, Prainha - Vila Velha (ES)
    Informações: (27) 3329-0420 ou no site
    Aberto diariamente das 7h30 às 16h30
    Gratuito

  • Divulgação/William Rogers Lima da Costa

    Fábrica da Garoto

    A fábrica é o 2º ponto mais visitado do Estado. Há seis visitas à fábrica de chocolate mas, atenção, é preciso agendar pelo site. Na visita, o turista acompanha o trabalho de parte da linha de produção da marca, desde quando a pasta de chocolate é colocada na máquina até o final, quando o produto sai prontinho, embalado e encaixotado. É preciso usar roupas e acessórios para que o alimento não seja contaminado durante a visita. Depois de conhecer a fábrica e passar vontade com a cachoeira de chocolate e o cheiro exalado por ele, o turista conhece a história de 89 anos da marca, desde os primeiros bombons até os mais recentes chocolates Talentos, passando pelo Baton e o Serenata de Amor. Além disso, o visitante se depara com cacaueiros e o cacau nas diferentes formas: semente, nibs (grãos de cacau tostados, descascados e quebrados em pedacinhos) e manteiga. Para encerrar, compras! A nova loja da marca foi reaberta no dia 28 de novembro de 2018, após uma reformulação da identidade visual. Lá, é possível montar sua própria caixa de bombom com seus sabores preferidos ou escolher caixas de presente de tamanhos e formas variadas com os principais produtos da Garoto.

    Serviço:
    Endereço: Praça Meyerfreund, n 01. Glória - Vila Velha (ES)
    Fábrica: De segunda a sexta, das 9h às 15h. Aos sábados, das 9h às 10h30 Informações: programa.visitas@garoto.com.br Ingresso: R$ 25 (inclui visita ao Museu Garoto)
    Museu: De segunda a sexta, das 9h às 16h. Aos sábados, das 9h às 13h
    Ingresso: R$ 5
    Loja: De segunda a sexta, das 9h às 17h. Aos sábados, das 9h às 14h

  • Divulgação/William Rogers Lima da Costa

    Farol de Santa Luzia

    A torre foi confeccionada na Escócia e inaugurada em 1871 por Dom Pedro 2º. O local tem 12 metros de altura e um alcance de 32 milhas marítimas. Assim, o farol serve como orientador de navegação aos portos de Vitória, Vila Velha e Tubarão. O edifício tem uma sala dedicada à história do farol.

    Serviço:
    R. Santa Luzia, 2, Praia da Costa - Vila Velha (ES)
    Informações: (27) 3349-3898
    Aberto de terça a domingo, das 9h30 às 16h30
    Gratuito

  • Divulgação/William Rogers Lima da Costa

    Casa de Cultura Roberto Carlos

    A casa onde nasceu e viveu até os 13 anos o cantor Roberto Carlos abriga o piano em que ele fazia aulas na infância e o transmissor da Rádio Cachoeiro, primeira rádio em que "o rei" cantou, aos nove anos. Além disso, há fotos e discos de toda a trajetória de um dos capixabas mais famosos.

    Serviço:
    Rua João de Deus Madureira, 100 - Cachoeiro de Itapemirim (ES), a 138 km de Vitória
    Informações: (28) 3155-5257
    Aberto de terça a sexta, das 9h às 18h, e, aos fins de semana, das 9h às 15h
    Gratuito

  • Divulgação/William Rogers Lima da Costa

    Pedra Azul

    Este é o passeio ideal para quem curte caminhar em meio à natureza. Uma trilha de nível médio a difícil leva a nove piscinas naturais escavadas na pedra pela ação da água e do tempo; em parte do percurso há uma escalada de 97 metros. Outras trilhas de nível fácil levam aos mirantes da Pedra Azul e do Forno Grande.

    Serviço:
    Rota do Lagarto, s/n, Pedra Azul - Domingos Martins (ES), a 51 km de Vitória
    Informações: (27) 3248-1156 ou (27) 99846-3489
    Aberto de terça a domingo, das 8h às 17h
    Gratuito

  • Divulgação/William Rogers Lima da Costa

    Teatro Carlos Gomes

    O projeto arquitetônico da principal casa de espetáculos de Vitória foi inspirado em uma das casas de ópera mais famosas do mundo, o Teatro Alla Scala, de Milão, na Itália, com um misto dos estilos neoclássico e art noveau. A construção aconteceu entre 1925 e 1927. O prédio funcionou também como sala de cinema durante mais de 20 anos. Além das visitas guiadas, o local abriga apresentações de teatro e música, como o Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória e concertos da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo.

    Serviço:
    Praça Costa Pereira, 132, Centro - Vitória (ES)
    Informações: (27) 3132-8396
    Aberto para visitação de terça a sábado, das 9h às 17h, e domingo e feriado, das 13h às 17h

  • Divulgação/William Rogers Lima da Costa

    Píer de Iemanjá

    Após uma caminhada pela orla da Praia de Camburi, este é o destino perfeito para admirar o pôr do sol. É de lá que saem as escunas para visitar praias e ilhas da região. Se você tiver sorte mesmo, é possível até avistar tartarugas marinhas nadando perto dos degraus que levam ao mar.

  • Divulgação/William Rogers Lima da Costa

    Catedral Metropolitana de Vitória

    O local é famoso pelo estilo predominantemente neogótico. A catedral foi construída no mesmo local da antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, edificada em 1551, quando Vitória ainda era conhecida como Vila Nova. A igreja foi demolida em 1918 para dar lugar a um edifício que abrigasse mais fiéis. A construção durou entre 1920 e 1970 e talvez por isso sejam identificáveis vários estilos arquitetônicos no prédio, apesar da predominância do estilo neogótico, com vitrais imponentes. A catedral foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em 1984.

    Serviço:
    Praça Dom Luiz Scortegagna, s/n - Centro, Vitória (ES)
    Informações: (27) 3223-0590

  • Divulgação/William Rogers Lima da Costa

    Igreja de São Gonçalo

    A igreja é popularmente conhecida como a igreja dos casamentos duradouros e felizes. O estilo da construção é barroco, evidenciado especialmente por entalhes em madeira pintados a ouro, tanto na fachada quanto no altar-mor do prédio. Desde 1948, o local é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

    Serviço:
    Rua Cosme Rolim, nº 56, Cidade Alta, Vitória (ES)
    Telefone: (27) 3233-2856
    Visita guiadas de quarta a domingo (inclusive nos feriados), das 13h às 17h
    Gratuito

  • Divulgação/William Rogers Lima da Costa

    Igreja Nossa Senhora do Rosário

    Tombada como patrimônio histórico, a igreja tem características da arquitetura colonial na fachada e traços da arquitetura barroca na porta de entrada. A construção foi iniciada em 1765, durou dois anos e usou mão de obra escrava. Um cemitério foi erguido ao lado da igreja para receber os devotos negros, já que, na época, os cemitérios públicos não aceitavam receber negros, alforriados ou escravos.

    Serviço:
    Rua Cabo Aylson Simôes, 762, Centro, Vila Velha (ES)
    Informações: (27) 3329-1266

  • Divulgação/William Rogers Lima da Costa

    Palácio Anchieta

    Sede do governo estadual desde 1945, o palácio foi construído em 1570 para abrigar o Colégio de São Tiago, que funcionou no prédio até 1759. O local guarda o túmulo simbólico do padre Anchieta desde 1922. Depois de enfrentar três incêndios ao longo de sua história, o edifício foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1983. A restauração aconteceu entre 2004 e 2009.

    Serviço:
    Praça João Clímaco, s/n, Cidade Alta, Centro - Vitória (ES)
    Informações: (27) 3636-1032
    Visitação de terça a sexta, das 9h às 17h, e sábados e domingos, das 9h às 16h

  • Divulgação/William Rogers Lima da Costa

    Terceira Ponte

    Também conhecida como Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, ela foi construída em 1989 e liga as cidades de Vila Velha e Vitória. A obra demorou 11 anos para ficar pronta e hoje a ponte é um dos principais pontos de referência da capital e integra vistas belíssimas, como a do Convento da Penha, que inclui a enseada de Vitória, parte de Vila Velha e o Morro do Velho.

  • Divulgação/William Rogers Lima da Costa

    Museu Vale

    Fundado em 1998 o museu ocupa um edifício inaugurado em 1927, com o nome de Estação São Carlos. Em 1935, ele foi rebatizado como Estação Pedro Nolasco, em homenagem ao engenheiro que construiu a Estrada de Ferro Vitória a Minas. De lá, o visitante admira a vista da baía de Vitória. O museu ainda conta com uma maquete ferroviária inaugurada em 2013 que representa a Estrada de Ferro Vitória a Minas com riqueza de detalhes: as miniaturas incluem mina, porto e instalações industriais. Do lado de fora do museu, o visitante se depara com uma Maria Fumaça. Totalmente restaurada, a Mikado 185 foi uma das últimas locomotivas a vapor compradas pela Vale na década de 1940. A exposição permanente do museu é voltada para a história da Estrada de Ferro de Vitória a Minas e mostra desde os primeiros momentos da construção, passando por antigas estações, até os dias de hoje. Para terminar, foi inaugurado em 2006 o Centro de Memória da Estrada de Ferro Vitória a Minas, que reúne cerca de 22 mil itens sobre a ferrovia por onde passa o único trem de passageiros diário do Brasil que percorre longas distâncias.

    Serviço:
    Pátio da Antiga Estação Pedro Nolasco s/n, Argolas - Vila Velha (ES)
    Informações: (27) 3333-2484 e no site
    Aberto de fevereiro a dezembro de terças a sextas, das 8h às 17h, sábados e domingos, das 10h às 18h
    Gratuito

  • iStock

    Triângulo das Bermudas

    Reduto boêmio da capital, a região do Triângulo das Bermudas conta com os melhores e mais badalados bares e restaurantes da cidade. Nos fins de semana o calçadão fica lotado. É lá também que o turista pode experimentar a típica - e deliciosa - moqueca capixaba. Depois, é só dar uma caminhada até o Píer de Iemanjá e terminar a noite em um dos bares desta região nobre.

    Serviço:
    Entre as ruas João da Cruz e Joaquim Lírio, Praia do Canto, Vitória (ES)

  • Cris Gutkoski/UOL

    Parque da Pedra Cebola

    O nome vem de uma pedra no local que foi esculpida pela natureza e ficou parecida com uma cebola. Fundado em 1997, o local tem parquinhos, lagos e um campo de futebol, além de wi-fi grátis. É o passeio indicado para quem visita a capital com crianças. Lá o visitante confere exemplares da Mata de Restinga e da Mata Atlântica e pode, ainda, admirar a vista para do Maciço Central, o Porto de Tubarão e o Morro do Mestre Álvaro a partir de um mirante.

    Serviço:
    Entre as Ruas Ana Vieira Mafra, João Baptista Celestino (acesso ao estacionamento) e Av. Fernando Ferrari - Vitória (ES)
    Informações: (27) 3327-4353
    De terça a domingo, das 5h às 22h

  • Divulgação/William Rogers Lima da Costa

    Morro do Moreno

    Este passeio é para quem deixou a preguiça em casa! É possível subir o morro a pé por três trilhas. Ao chegar, a dica é descansar e aproveitar a vista. Na hora de descer as opções são ainda maiores, é possível descer a pé, de bicicleta, de rapel, como uma escalada, e até voando de parapente.

    Serviço:
    R. Xavantes, 262 - Praia da Costa, Vila Velha (ES)

Listas