PUBLICIDADE
Topo
Listas

Listas

De Jeep de Massa a Cadillac de Obama: 5 carros únicos feitos sob encomenda

do UOL

Fernando Garcia

Colaboração para o UOL

08/05/2021 04h00

"Dinheiro não é problema, é solução" pode até soar como um clichê, mas para alguns multimilionários excêntricos, não. Isso é explicado pelo fato de que eles não se contentam em serem só "mais um na multidão" no hall dos ricos e famosos e terem algo especial traz neles a sensação de exclusividade e, acima de tudo e de todos, poder.

Para isso, marcas automotivas premium não se privam de mimar seus clientes especiais e buscam através de parcerias oferecer o melhor e mais caro que o dinheiro pode comprar. Afinal de contas, o céu é o limite!

Com este pensamento, a personalização feita com base em um veículo de série pode variar desde um acabamento mais exótico até uma customização completa que inclui até chassi e carroceria.

A seguir, conheça cinco das melhores extravagâncias que algumas marcas de carros já fizeram a seus clientes especiais.

  • Bugatti Veyron Pegaso Edition

    Para fazer parte de sua coleção de veículos exóticos (SLR McLaren, Pagani Zonda, Maybach 62, Ferrari F430, Lamborghini Murciélago, Hummer H2 e um Mercedes G55), um barão do petróleo russo que vive em Dubai e quis manter a sua identidade preservada, em 2007 resolveu encomendar um Veyron com 1.200 cv (200 cv a mais do Veyron original) capaz de atingir 435 km/h.

    O bólido que recebeu a pintura na cor vermelha metálica e branco pérola foi batizado de "Pegaso Edition", em homenagem ao nome de uma empresa espanhola que customizava veículos em geral.

  • Cadillac One

    "The Beast" (A Fera) foi o carro oficial do ex-presidente dos EUA Barack Obama, construído especialmente a ele em 2009. A limusine apesar de ter a aparência de um Cadillac DTS, foi montada sobre um chassi de caminhão GMC Topkick e tem blindagem de 12 cm contra ataques e mísseis.

    O exagerado veículo ainda possui canhão de gás lacrimogênio, tanques de oxigênio e até bolsas de sangue do Obama, tudo para preservar a integridade do mandatário. O veículo pode acomodar até 7 pessoas e tem um consumo de combustível de cerca de 2,5 km/l na cidade.

  • Ferrari SP12 EC

    Tão conhecido por sua coleção de guitarras quanto por sua paixão pelos carros esportivos da Ferrari, em 2012 a marca resolveu homenagear o guitarrista, cantor e compositor britânico Eric Clapton com o exclusivo SP12 EC dada a sua predileção e fidelidade à marca italiana.

    Feito pela divisão "Special Projects" (projetos especiais, em inglês), a exclusividade é baseada no modelo 458 Italia, e é equipado com motor V8 de 4,5 litros e 570 cv.

    A inspiração foi feita com base no antigo 512 BB, outro dos modelos da coleção do guitarrista. Toda a personalização contou com o estúdio italiano de design Pininfarina e levou dois anos para ser desenvolvida.

  • Rolls-Royce Phanton Louis XIII

    O chinês Stephen Hung encomendou à Rolls-Royce 30 unidades especiais do Phanton, só para servir aos hóspedes do seu hotel Fantin Louis XIII, inaugurado em 2016, em Macau (região autônoma na costa sul da China continental).

    Orçado em US$ 20 milhões (o equivalente a R$ 104 milhões em conversão direta), os carros têm detalhes externos e internos banhados a ouro e incluem relógios exclusivos produzidos pela Graff Diamonds, parceira do Hotel Louis XIII.

    Seu motor é um V12 de 6.7 litros de 460 cv de potência e 73,4 kgfm de torque máximo, ligado a uma transmissão automática de oito velocidades e conta com tração traseira.

  • Jeep Grand Cherokee SRT8

    Em 2012, a Fiat e a Chrysler fizeram dois Jeep Grand Cherokee SRT8 especiais aos então pilotos Fernando Alonso e Felipe Massa.

    Ambos os veículos na época foram feitos com uma aparência externa agressiva com design exclusivo e contavam com itens de estilo clássicos da marca Ferrari, como a inconfundível cor característica Rosso Corsa.

    Tem suspensão rebaixada em 3,8 cm e rodas de 20' e motor HEMI V8 6.4, preparado de 465 cv e 257 km/h de velocidade máxima. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5 segundos.

Listas