Topo
Listas

11 fotos que contam a história do iPhone, do 2G ao 6S

Reprodução/Slate
Imagem: Reprodução/Slate

do BOL

09/09/2015 15h27

O que é, o que é?

Acontece uma vez por ano, as pessoas fazem filas enormes para comprar e pagam uma fortuna?

É isso aí, lançamento de um iPhone novo. Um dos eletrônicos mais desejados no mundo, o celular da Apple, que redefiniu o conceito de smartphone, ganha uma nova versão, anunciada por Tim Cook nesta quarta, 9/9/2015.

Acompanhe 11 etapas na história desse sucesso de vendas até a chegada do iPhone 6S.

  • Reprodução/TheVerge

    iPhone (2G)

    Em 9 de janeiro de 2007, Steve Jobs, o todo-poderoso da Apple, tirou do bolso um aparelhinho muito parecido com o iPod Touch, o tocador de músicas da empresa, e disse que esse era diferente: além de tocar músicas, também fazia chamadas telefônicas e permitia navegar na internet. Estava lançado o iPhone, mas caro que outros celulares, com recursos inferiores aos da concorrência, mas com uma incrível tela sensível ao toque. E, para os fãs da companhia, a elegante maçã estampada na traseira. O aparelho chegou às lojas da marca em 26/9/2007, rodando o sistema operacional iOS 1.0, tela de 3,5 polegadas e memória interna de 4GB.

  • Reprodução/TheVerge

    iPhone 3G

    Um ano depois do lançamento do iPhone, surge sua primeira atualização. O novo aparelho permite navegar na internet em redes de alta velocidade (3G), conta com GPS para aplicativos de localização e jogos com acelerômetro, o sensor que identifica a posição do aparelho. A câmera fraca da primeira versão foi mantida, e era vendido em opções de 8GB e 16GB de memória interna. Os iPhones não permitem o uso de memória externa adicional e têm bateria lacrada. O sistema também foi atualizado para a versão 2.0.

  • Reprodução/TheVerge

    iPhone 3GS

    A atualização do iPhone 3G apenas acrescentou a letra "S" ao nome, de "speed", velocidade. Isso porque a empresa optou por investir na melhoria do desempenho e não mexer muito nas características internas. A câmera passou para 3MP de resolução, contra 2MB das versões anteriores, e era possível escolher um aparelho com memória interna de 32GB.

  • Montagem/Reprodução/TheVerge

    iPhone 4

    O iPhone 4, último lançado pelas mãos de Steve Jobs, abriu mercado para uma gambiarra: os novos aparelhos usavam chip (sim card) menor do que os vendidos para os outros aparelhos, e logo os espertinhos inventaram um tipo de alicate para cortar os cartõezinhos e deixá-los do tamanho adequado para o Iphone 4. Esta versão do iPhone trouxe melhorias significativas em relação aos primeiros modelos: a câmera chegou à resolução de 5MP, padrão de outros aparelhos da época, com autofoco e flash de LED e filmagens em formato HD (720p). O novo processador, A4, melhorou bastante o desempenho, e a bateria também foi aperfeiçoada. Trazendo um design mais moderno, o iPhone 4 saiu de fábrica com um bug inusitado: dependendo da forma como o usuário segurasse o aparelho, a qualidade da recepção de chamadas caia drasticamente. Isso porque a antena interna estava posicionada na lateral do aparelho, e a mão bloqueava a recepção do sinal. A solução da Apple foi distribuir uma capa que distribuia melhor o sinal, até que todos os aparelhos foram substituídos.

  • Reprodução/TheVerge

    iPhone 4S

    A versão que fez mais sucesso no Brasil foi a 4S, apesar de ter um design idêntico ao do iPhone 4. O que mudou foi a resolução da câmera, que passou para 8 megapixels, e um processador mais potente. Desta vez, a letra "S" serviu para designar o serviço de assistente pessoal, chamado Siri, que executa funções e faz pesquisas a partir de comandos de voz. O recurso demorou para ser ativado no Brasil.

  • Montagem/Reprodução/TheVerge

    iPhone 5

    Esta versão ficou pouco tempo nas lojas, sendo substituída pela dupla 5C e 5S. Para desespero dos camelôs, a Apple mudou o formato do cabo de dados dos novos iPhone, trocando o convencional USB por um conector Lightning. Além disso, trouxe outra dor de cabeça aos que compartilhavam chips, com um sim card ainda menor que o lançado em 2010. Era o "nanosim", ainda em uso nos aparelhos mais recentes. Outras novidades foram a recepção de sinal 4G (LTE), aumento de memória RAM e duas câmeras: a traseira, de 8MP, e uma dianteira, de 1,2MP, que impulsionou a moda dos selfies. O iPhone 5 foi lançado com sistema operacional iOS 6.

  • Reprodução/Yive

    iPhone 5C

    A grande inovação da sétima geração de iPhones foi a variedade de cores, sendo possível escolher entre um aparelho verde, azul, branco, amarelo ou rosa. Este aparelho, que chegou a ser chamado de "iPhone popular", apesar de ser tão caro quanto os outros, tirou de circulação o modelo 5.

  • Reprodução/TheVerge

    iPhone 5S

    A família iPhone passou a ter dois modelos lançados simultaneamente pela primeira vez. O iPhone 5S era uma versão mais gourmet do 5C, sendo vendido nas cores dourado, cinza espacial e prateado. O processador entrava na era dos 64 bits, assim como os computadores mais modernos. A maior novidade deste modelo foi o leitor de impressão digital para autenticação. Agora, a letra "S" que acompanha o modelo passa a significar "security", segurança.

  • Reprodução/TheVerge

    iPhone 6

    A oitava geração de aparelhos chegou com dois irmãos. O menor, carregando o nome tradicional da família, trouxe uma tela mais nítida, chamada de retina, a mesma usada em aparelhos iPad. Também trouxe melhorias na câmera e acrescentou o recurso NFC, usado há anos pela Nokia, que permite a leitura de chips por proximidade.

  • Reprodução/TheVerge

    iPhone 6 Plus

    O irmão maior do iPhone 6 chegou para competir com modelos "fablet" (mistura de telefone e tablet) de empresas coreanas. O grande diferencial é a tela de 5,5 polegadas, contra as 4,7 polegadas do modelo convencional.

  • Reprodução/Apple

    iPhone 6S e 6S Plus

    Seguindo os mesmos formatos da versão 6, os novos 6S e 6S Plus se destacam pelo recurso 3DTouch, que permite diferentes níveis de toques na tela para acionar os comandos dos aparelhos. A resolução da câmera traseira passa de 8MP para 12MP e foi acrescentado um flash à câmera frontal, para que os selfies fiquem mais caprichados. Os vídeos ganham o recurso de gravação em 4K, melhorando significativamente a qualidade das imagens. Por enquanto, elas só poderão ser vistas em detalhes em poucos aparelhos, já que a tecnologia 4K (quatro vezes melhor que o Full HD) ainda é rara em monitores e TVs no Brasil. Os novos aparelhos rodam o sistema operacional iOS 9, com processador A9, mais rápido e com melhor gerenciamento de bateria. Outras novidades são a opção de cor rosa e o vidro mais resistente.

Listas