Topo

Difícil dormir? Veja uma lista de chás que ajudam a solucionar o problema

Um bom chá pode ser a solução para a falta de sono - iStock
Um bom chá pode ser a solução para a falta de sono Imagem: iStock

Pedro Fonseca

do BOL, em São Paulo

06/06/2018 09h44

A insônia é um problema que literalmente tira o sono de muitas pessoas. Segundo o Hospital Israelita Albert Einstein, a insônia está relacionada a maus hábitos de sono, depressão, ansiedade, falta de exercícios físicos, doença crônica ou certos medicamentos. Os sintomas podem incluir dificuldade para dormir ou permanecer dormindo e não se sentir descansado. 

Dependendo da gravidade do problema, é importante procurar um médico para receber o diagnóstico correto, mas existem métodos naturais que podem ajudar. Os chás são bebidas derivadas de ervas, flores ou folhas que muitas vezes servem como tratamento fitoterápico e podem ser encontrados em mercados convencionais ou especializados. 

Veja também:

Dani Lieuthier, especialista no assunto e fundadora do Instituto Chá, conversou com o BOL sobre chás que ajudam na hora de dormir e não são difíceis de encontrar. Ela explica os benefícios das plantas, que vão além do bom sono, e ensina uma receita de mistura para dormir profundamente.

Chás

  • Imagem: Reprodução/Pixabay

    Camomila

    A camomila é uma das plantas mais conhecidas por seu efeito relaxante. É excelente para o tratamento de insônia e ansiedade. Além dessas propriedades, é também um excelente digestivo e alivia muito cólicas menstruais. Dentro da Medicina Tradicional Chinesa, é uma planta de polaridade yin, que significa a energia feminina, a calma e a interiorização.

  • Capim-limão

    O capim-limão, ou capim-cidreira, alivia as desordens do sono, além de trazer uma noite vitalizadora e energizante. O óleo essencial de capim-limão é um ótimo remédio natural para insônia, ansiedade e tensões no corpo. Além disso, também é um agente antimicrobiano e antifúngico. Na Medicina Tradicional Chinesa, possui a polaridade yin, que proporciona o recolhimento e a calma.

  • Hortelã-levante

    Essa planta, além de calmante, é também excelente para o tratamento de gripes e resfriados. Ou seja, perfeita para dormir bem no inverno. A hortelã-levante também é utilizada no tratamento de problemas respiratórios, digestivos e nervosos.

  • Lavanda

    A infusão de lavanda possui um efeito calmante poderosíssimo. Ela também alivia dores de cabeça, enxaqueca e tensões em geral. Também alivia náuseas e outros problemas digestivos, além de problemas respiratórios como asma e bronquite, entre outros benefícios.

  • Maracujá

    A infusão de folhas de maracujá é excelente para induzir o sono, reduzir o estresse, a ansiedade e combater a depressão. Essa infusão também é anti-inflamatória, analgésica e depurativa do sangue, eliminando toxinas. O chá é indicado também para mulheres na menopausa, pois reduz as alterações de humor e sensações de calor.

  • Melissa ou erva-cidreira

    A infusão de melissa, ou erva-cidreira, proporciona o relaxamento e a qualidade do sono. Além disso, a melissa também auxilia na digestão e elimina gases. Ela possui a polaridade yang, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, que traz a força e a energia masculina.

  • Noz moscada

    Embora não seja usada para chá, a noz moscada é um ingrediente utilizado pela Medicina Ayurveda - termo que vem do sânscrito e significa "ciência da vida" - para propiciar o sono profundo, geralmente preparado com leite morno.

  • Divulgação

    Rooibos

    O rooibos, erva da África do Sul que vem se tornando mundialmente famosa, além de deliciosa, possui diversos benefícios para a saúde. Ajuda no tratamento de insônia, ansiedade, estresse e irritabilidade. Alivia dores de cabeça, cólicas e dores estomacais. Também controla os níveis de açúcar e colesterol. Como é uma erva rica em antioxidantes, sua infusão também tem o efeito desintoxicante.

  • Divulgação

    Tília

    As flores da tília possuem propriedades calmantes e relaxantes, além de auxiliar na recuperação do corpo para o cansaço físico e mental. A tília, que é uma planta de polaridade yin na Medicina Tradicional Chinesa, também relaxa o sistema digestivo.

  • Divulgação

    Valeriana

    A valeriana é um calmante natural. Devido ao seu efeito sedativo, auxilia na redução de insônia, estresse e ansiedade. Sua infusão também é excelente para reduzir perturbações durante o período de menopausa.

Listas