PUBLICIDADE
Topo

Listas

Ferrari, Audi, Porsche: veja 10 carrões que já viraram viaturas policiais

do UOL

Do UOL

Em São Paulo (SP)

16/08/2020 04h00

Ver um carro de alta performance na rua já é um tanto quanto incomum. Entretanto, ver um modelo exclusivo como viatura policial é ainda mais difícil. Mas, sim: há alguns casos ao redor do mundo.

Por isso, listamos aqui os dez mais interessantes para você conhecer.

Viaturas

  • Honda NSX

    Desenvolvido com a ajuda de ninguém menos que Ayrton Senna, o NSX marcou época. Este modelo foi doado para a polícia da prefeitura japonesa de Tochigi para que autoridades perseguissem carros preparados em estradas. O veículo tinha motor V6 de 3.0 litros com 276 cv de potência.

  • Dodge Viper

    Este carro possui uma história interessante: quando seu antigo proprietário tentou fugir da polícia da cidade de Plainfield, nos Estados Unidos, após exceder o limite de velocidade em uma estrada, os policiais conseguiram capturá-lo e apreender o veículo. O Viper virou uma viatura.

  • Ford Escort RS Cosworth

    Próximo do modelo que competia em ralis nos anos 1990, esta viatura fez parte da força policial de Northumbria, no norte da Inglaterra. Com motor 2.0 de 234 cv, 7.154 unidades foram construídas entre 1992 e 1996.

  • Audi R8

    O primeiro dono deste modelo foi ninguém menos que o jogador de futebol argentino Angel di Maria. Entretanto, um proprietário posterior foi preso por tráfico de drogas e teve o carro apreendido em 2014. Assim, a polícia portuguesa agora o utiliza para patrulhas comuns.

  • Porsche 911T Targa

    A polícia austríaca chegou a ter 911s à sua disposição para trabalhar. Este é um pouco diferente, já que é o Porsche 911T Targa com limpador de vidro traseiro. Era veloz, mas não tinha muito espaço para três oficiais.

  • BAC Mono

    Pertencente ao Reino Unido, a Ilha de Man é famosa pelo tradicional Troféu Turista (TT), com motos andando em alta velocidade por suas ruas todos os anos. Em 2017, a polícia local recebeu este carro, com apenas 580 kg e 305 cv.

  • Alpine A110

    Com a França estabelecendo limites de velocidade em estradas, a polícia militar francesa implantou o A110 em 1966 para pegar motoristas que estivessem em alta velocidade. Poucos modelos foram adquiridos. O motor tinha 123 cv, o carro pesava 770 kg e ia de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos.

  • Mercedes-Benz SLK 200

    Para se impor, a polícia búlgara chegou a utilizar a Mercedes SLK 200 como viatura policial. Mas certamente fez isso só pelo visual, já que para sua época o carro não era dos mais velozes e não possuía banco traseiro. Feito entre 1996 e 2000, o modelo tinha 134 cv.

  • Nissan R34 Skyline GT-R

    À disposição da polícia na província japonesa de Saitama, o "Godzilla" - como é conhecido mundo afora - é o único em operação pelas autoridades locais. O modelo tem motor biturbo com 2.6 litros e 327 cv.

  • Ferrari 250 GT/E

    Com os infratores em veículos cada vez mais velozes, no início dos anos 1960 um policial persuadiu a cidade de Roma, na Itália, a comprar duas Ferraris 250 para serem usadas de viatura. O carro tem motor V12 que oferece 237 cv. Infelizmente um dos modelos foi destruído. Já outro (o da foto), existe até hoje.

Listas