Topo

Bagagem, alimentação, trajeto: o que programar antes de cair na estrada?

A preparação para anterior à viagem de carro vai além de revisar a parte mecânica do veículo - Getty Images/iStockphoto
A preparação para anterior à viagem de carro vai além de revisar a parte mecânica do veículo
Imagem: Getty Images/iStockphoto
do UOL

Fernando Miragaya

Colaboração para o UOL

02/07/2019 07h00

Fazer manutenção é algo básico antes de sair de férias com o carro, mas a viagem vai além daquela revisão. Elaborar um roteiro com paradas, pesquisar serviços disponíveis no trajeto, separar dinheiro, verificar telefones de emergência e até mesmo arrumar o porta-malas fazem parte dos preparativos para esse merecido descanso. UOL Carros fez um roteiro para você preparar seu automóvel para rodar.

Veja 10 dicas para planejar a viagem

  • Edson Silva/Folhapress

    Pitstop

    Em viagens mais longas é imprescindível fazer pausas. Veja no seu roteiro pontos como lanchonetes, restaurantes e postos de combustíveis, e programe uma parada a cada duas horas, no máximo. Lembre que o balanço e o próprio barulho do carro causam uma sonolência normal, especialmente em estradas com poucas curvas.

  • Divulgação

    Som na caixa

    Não se esqueça de fazer uma playlist com músicas que você curta. Um estudo da financeira inglesa Moneybarn diz que canções com mais de 120 batidas por minuto têm impacto ruim na nos motoristas, que passariam a abusar da velocidade e guiar de forma imprudente. Vale o motorista monitorar a si próprio. Vale cantar durante a viagem, só não pode é se distrair e achar que está no "The Voice".

  • Geremias Orlandi/Futura Press/Folhapress

    Não fique sem combustível

    Fique atento ao seu roteiro e liste os postos de combustíveis no caminho. É possível, inclusive, pesquisar os preços que a maioria dos estabelecimentos praticam, além de verificar quais oferecem diesel S10 e GNV, por exemplo. Veja a média de combustível que seu carro faz na estrada e planeje as pausas para o abastecimento, de uma forma que o nível do tanque não fique abaixo da metade.

  • belchonock/Getty Images/iStockphoto

    No porta-malas

    A arrumação do porta-malas também deve ser planejada e o espaço deve ser ajeitado como um quebra-cabeça -- que fica mais fácil de montar com malas pequenas. Primeiro, coloque as bagagens mais rígidas e pesadas por baixo, na horizontal e o mais centralizado e próximo do encosto do banco traseiro. Desta forma, você ajuda para que o centro de gravidade do automóvel fique mais baixo.

  • kali9/Getty Images/iStockphoto

    Bagagens organizadas

    Aproveite as folgas entre as bagagens com bolsas, malas ou mochilas mais maleáveis. Porém, lance mão de caixas organizadoras de plástico ou de fibra para levar itens pequenos e frágeis. Embalagens a vácuo também são boas para levar roupas, pois diminuem em até cinco vezes o espaço que vão ocupar.

  • Mariana Pekin/UOL

    Alimentação

    Antes de dirigir, dê preferência a alimentos leves. Uma refeição a base de proteínas grelhadas e com legumes cozidos e verduras, e algum carboidrato como macarrão ou arroz, é a ideal - evite molhos carregados, frituras ou carnes muito gordurosas. Comida pesada causa sonolência. Leve uma garrafa de água a bordo e se hidrate com frequência, não beba refrigerantes e manere no cafezinho. Fique atento também ao uso de medicamentos que podem dar sono.

  • Divulgação

    Planeje o trajeto

    No roteiro, tente dar preferência a trajetos próximos de mecânicos e hotéis. Pesquise sobre oficinas e lojas de autopeças para quaisquer imprevistos. Veja se as lojas têm boas recomendações e em quais horários funcionam.

  • Denny Cesare/Codigo19/Folhapress

    Documentos

    Não se esqueça dos documentos originais do veículo, a carteira de habilitação dentro da validade e outros documentos, como passaporte e RG. Mesmo que você tenha a CNH e o CRLV eletrônicos (no app do celular), pois não dá para confiar em cobertura de internet móvel ou que sua bateria estará inteira em qualquer canto do país. Também leve a certidão de nascimento ou RG das crianças: hotéis não permitem a estadia de menores de 18 anos. Se o menor não for parente de até terceiro grau, é preciso obter autorização dos pais e do Juizado da Infância e Juventude.

  • Luiz Carlos Murauskas/Folhapress

    Chave reserva e outros detalhes

    Leve sempre uma chave reserva no bolso, se possível. Lembre também de transportar devidamente medicamentos usuais seus e das crianças, como analgésicos e antialérgicos, o carregador do celular e aquele óculos escuros.

  • Marisa Cauduro/Folhapress

    Contatos

    Não se esqueça de salvar ou -- por que não? -- anotar em uma agenda de bordo os principais telefones de emergência. É importante ter contatos da seguradora e dos serviços de reboque e assistência 24 horas que a companhia oferece (ou seu cartão de crédito) e também das concessionárias das rodovias pelo qual você irá passar. Dependendo para o local onde você vá, vale a pena fazer um seguro viagem caso precise de uma emergência médica.

  • Franklin de Freitas/Folhapress - 20.01.2010

    Leve dinheiro

    Além dos cartões de débito e de crédito, leve dinheiro. Não esqueça que as rodovias privatizadas não aceitam outra forma de pagamento, a não ser em espécie, nos pedágios. Nos sites das concessionárias é possível verificar o preço de cada posto e ter noção de quanto, mais ou menos, se irá gastar.

Mais Listas