Topo
Listas

15 famosos que não sentem necessidade de ter filhos

do BOL

08/08/2017 10h00

O ser humano nasce, cresce, se reproduz e morre. Pode até ser isso que ouvimos na escola, mas a realidade é um pouco mais complexa do que esse passo a passo. Nem todo mundo sente a necessidade de se reproduzir, por exemplo. 
 
Alguns famosos já comentaram abertamente sobre o assunto que parece ainda ser tabu: não querer ter filhos. Veja quem são eles e suas razões para optarem por uma vida sem crianças.
 

  • Reprodução/TV Globo

    Débora Nascimento

    A atriz não esconde que ser mãe não está entre seus sonhos - pelo menos não até agora. Débora já afirmou que o amor do marido é suficiente para ela. Enquanto o amado, José Loreto, por sua vez, já falou diversas vezes sobre a vontade de ser pai. "Ainda não me despertou nenhum botão de maternidade e acredito que isso vai ser natural, na hora que tiver que ser. No momento, sou eu, a casa, meu marido, meu amor, minha vida, meu universo. Eu tenho que estar pronta para falar: 'meu filho, o mundo dele, nosso universo'", afirmou a atriz em entrevista à "Caras" em 2014. Apesar de ter feito essa afirmação há algum tempo, de lá para cá suas falas a respeito da maternidade não mudaram muito. Em março deste ano, por exemplo, ao ouvir de Fausto Silva que estaria com cara de "quase grávida", a atriz reagiu com a expressão da foto acima e rebateu: "Ô, Faustão, o que é isso?"

  • Cecilia Acioli/Folhapress

    Patrícia Pillar

    "Quis ter meus amigos, meu trabalho, fazer minhas viagens... Fui protelando e acabou que não rolou. Depois que escolho, não fico remoendo, nem olhando para os outros", afirmou a atriz com convicção em entrevista à revista "Joyce Pascowitch". Em outra ocasião, em entrevista ao "Fantástico", Patrícia comentou que durante a vida sentiu vontade de ser mãe, embora não fosse "uma necessidade louca", mas superou. "Procuro levar minha vida de maneira muito sóbria. De ter uma vida particular", afirmou

  • Divulgação/TV Globo

    Leona Cavalli

    Em entrevista à revista "Quem", a atriz abriu o jogo afirmando que sua carreira sempre foi seu maior sonho. "Tive que sair de casa para ir atrás do que sou hoje. Abri mão de um casamento [com o ator José Barbosa] pela profissão. Minha prioridade sempre foi essa. Não me arrependo de nada. Ter filhos nunca foi meu primeiro plano. Adoro crianças, mas não sonho em ser mãe. Sei o que implica a maternidade e não teria como dar prioridade a isso", afirmou a atriz que reforçou o fato de ser feliz com as decisões tomadas

  • AgNews

    Totia Meirelles

    A atriz, que é casada desde 1991 e não mora na mesma casa que o marido, afirma que a maternidade não lhe cairia bem. "Sou feliz por essa decisão. Tiro o chapéu para as mães, mas me sinto aliviada por não ser uma delas. Acho que hoje é muito difícil educar uma pessoa, criar outro ser humano. Essa relação pode dar certo ou não. E imagina quando não dá certo?", ponderou a atriz em entrevista ao site "M de Mulher". Ela ainda reforçou que tem uma relação maternal com os 19 sobrinhos e sente-se avó dos filhos deles, além de seu marido ter uma filha e os dois babarem muito nos netinhos dados por ela. "Não fui mãe, pulei logo para a parte boa de ser avó. Sempre me senti, sim, um pouco cobrada nesse sentido, mas isso nunca me afetou. Até imaginei que, mais velha, poderia bater uma culpa, mas não aconteceu. Nunca me arrependi da decisão de não ter sido mãe. Minha família é incrível e minha enteada me deu dois netos maravilhosos. Pulei a parte chata que é criar, agora só usufruo", contou para a "TiTiTi"

  • Reprodução/Lionel Hahn/Abacausa.com

    Jennifer Aniston

    "Nós definimos o valor de uma mulher com base no seu estado civil e maternal. A enorme quantidade de recursos gastos pela imprensa tentando simplesmente descobrir se estou ou não estou grávida aponta para a perpetuação desta noção de que as mulheres são de alguma forma incompletas, sem sucesso, ou infelizes, se não estão casadas e com filhos. Fico chateada por quererem fazer eu me sentir 'menor' porque meu corpo está mudando e/ou porque comi um hambúrguer no almoço e fui fotografada por um ângulo estranho, e por isso ser considerada ou 'grávida' ou 'gorda'", afirmou a atriz em desabafo divulgado no site pelo site Huffington Post após a revista "In Touch Weekly" publicar, em junho de 2016, fotos da atriz na praia com a manchete "Jen finalmente está grávida". "Somos completas com ou sem um companheiro, com ou sem filhos", desabafou ainda a atriz revelando que a forma como ela é tratada pela mídia não passa de um reflexo de como a sociedade enxerga as mulheres no geral. "Não precisamos ser casadas ou mães para sermos completas. Nós que determinamos nosso próprio 'felizes para sempre'". Ao "Today Show", Jennifer ainda disse: "Eu não tenho essa lista de coisas que eu tenho que fazer e se elas não são feitas isso significa que eu falhei em alguma parte do meu feminismo, em ser mulher ou em ser digna do meu valor como mulher. Sabe, eu dei à luz muitas coisas. Eu sinto que fui mãe de muitas coisas. E eu não acho que é justo colocar esse tipo de pressão nas pessoas"

  • Getty Images

    Cameron Diaz

    "As mulheres sabem o que é melhor para suas vidas. Eu nunca fui enfática em dizer 'vou ter' ou 'não vou ter' filhos. Encaro isso de maneira muito leve. Se um dia quiser, posso adotar uma criança. Sou muito OK com essa situação e não me preocupo com o que os outros pensam. Não é algo para o qual eu viva. Vivo para mim mesma", afirmou em entrevista à revista "Marie Claire". Cameron, no entanto, já falou outras vezes que não se sente preparada para a maternidade e a enorme responsabilidade que ela representa. "É muito mais trabalho ter filhos. Ter vidas além da sua própria pelas quais você é responsável? Eu não comprei isso. Isso tornou as coisas mais fáceis para mim. Não ter um bebê pode tornar as coisas mais fáceis, mas não significa que essa, em si, é uma decisão fácil. Eu gosto de proteger as pessoas, mas nunca senti vontade de ser mãe", afirmou a atriz para a revista "Esquire". "Tenho uma vida genial em muitos sentidos precisamente por não ter filhos. É só uma opção", ainda teria dito a atriz em outra ocasião, segundo o site "El País"

  • Danny Moloshok

    Jon Hamm

    O ator revelou em entrevista à revista "Playboy" que seria um pai horrível, por isso não consegue se enxergar nesse papel. Além disso, crianças não estão entre suas prioridades. Jon ainda afirmou que acha que vários dos seus amigos, que são pais, não deveriam ter tido filhos

  • Gail Oskin/Getty Images

    Helen Mirren

    "São muito graciosas e meigas, mas nunca as quis para mim", disse a atriz ao se referir a crianças em entrevista ao jornal "The Sunday Times". "Nunca tive um só momento de arrependimento por não ter tido filhos. Bem, minto. Quando vi o filme 'O Tiro Que Não Saiu Pela Culatra' [1989], chorei por uns 20 minutos" admitiu Helen. "Por toda a história sobre ser um pai, e como isso nunca acaba, mesmo quando você é avó. Percebi que jamais experimentaria isso", lembrou a atriz ao afirmar que foi acometida por um sentimento de tristeza ao perceber que jamais teria netos. "Mas depois me recompus e fiquei feliz outra vez", comentou ao afirmar que não se arrepende da decisão de não ter sido mãe. Em entrevista para a "Vogue", ela ainda completou: "Não era o meu destino. Eu continuava achando que era, esperando isso acontecer, mas nunca aconteceu e eu não me importei com o que as pessoas pensaram. Apenas homens velhos e entediados me perguntavam sobre isso. E sempre que eles falavam 'O quê? Sem filhos? É melhor você correr com isso, garota', eu respondia: 'Não! Vá para o inferno'"

  • Danny Moloshok/Invision/AP

    Marisa Tomei

    "Não sei porque é que as mulheres têm a necessidade de dar à luz, não vejo como é que isso complementa um ser humano", comentou a atriz estadunidense em entrevista à "Manhattan Magazine" em 2009

  • Justin Lubin/AP Photo

    Betty White

    "Não, eu nunca me arrependi [de não ter filhos]. Eu sou muito compulsiva com as coisas. Eu sei que se tivesse um bebê, esse seria o meu foco total. Mas eu não escolhi ter filhos, porque estava focada na minha carreira e não acho que, compulsiva como sou, conseguiria fazer as duas coisas", afirmou ao "Sunday Morning", destacando que filhos precisam de atenção e ela não teria sido eficaz em dividir seu foco entre carreira e filhos. "Se tivesse tido filhos, toda a minha atenção teria ido para eles"

  • Frederick M. Brown/Getty Images

    Oprah Winfrey

    "Eu não quis filhos; não teria sido uma boa mãe para os bebês. Eu não tenho a paciência necessária", revelou em entrevista à revista "Good Housekeeping U.K.", afirmando que consegue lidar melhor com cachorros. Ao falar com a revista "The Hollywood Reporter", a apresentadora contou que teve um bebê aos 14 anos, mas que ele morreu dias após o parto e, desde então, ela não nutriu mais interesse pela maternidade. "Se eu tivesse filhos, eles iriam me odiar. Acabariam em um programa como o meu para falarem de mim, porque algo na minha vida teria que sofrer e provavelmente teriam sido eles", declarou. Oprah ainda afirmou que se sente realizada com o projeto comandado por ela que abriga mais de 170 meninas na África: "Não importa se a criança vem do seu ventre, ou se você encontrou a pessoa com 2, 10 ou 20 anos. Se o amor é real, o carinho é puro e vem de um lugar bom. Funciona. [O projeto] É mais gratificante do que eu poderia imaginar. Eu estou fazendo isso para ajudá-las, mas ele trouxe uma luz para minha vida que eu não consigo explicar. Quando as pessoas me pressionavam para casar e ter filhos, eu sabia que eu não seria aquela pessoa que se lamentaria por nunca ter tido, porque eu sinto que eu sou como uma mãe para as crianças do mundo", disse ao "Good Housekeeping"

  • Getty Images

    Renée Zellweger

    A atriz revelou que nunca planejou e nem pensa em ter filhos no futuro em entrevista ao jornal "London Times": "A maternidade nunca foi uma ambição minha. Eu não acho que gosto disso"

  • Reprodução/The Social Mag

    Chelsea Handler

    A apresentadora já afirmou que considera a vida de "estrela" muito injusta para uma criança e por isso optou por não ter herdeiros. "Definitivamente, não quero ter filhos e deixá-los serem criados por uma babá. A infância já é penosa para todo mundo. Não tenho tempo de educar uma criança", disse ela em seu programa no canal E!

  • Reprodução/Gloria Steinem

    Gloria Steinem

    "Todas as pessoas que têm um útero não precisam ter filhos mais do que todas as pessoas que têm cordas vocais precisam ser cantores de ópera" é uma das frases mais conhecidas da jornalista e ícone feminista nascida nos EUA. "Quando as pessoas me perguntam se me arrependo de não ter tido filhos, posso sentir a pressão para dizer 'sim'. Mas eu não me arrependo e nunca me arrependi", disse em entrevista ao "Daily Mail"

  • Divulgação

    Kim Cattrall

    Uma das estrelas do fenômeno "Sex And The City" foi enfática ao falar sobre a maternidade em entrevista para a revista "O, The Oprah Magazine": "Quando eu tinha 5 anos, eu fantasiava em ter 100 cachorros e 100 filhos. Eu percebi que muito da pressão que eu sentia era de fontes externas, e eu sabia que não estava pronta para dar esse passo em direção à maternidade. Ser uma mãe biológica simplesmente não faz parte da minha experiência desta vez", afirmando não descartando a possibilidade de recorrer à adoção caso sinta alguma vontade de experimentar a maternidade futuramente

Listas