Topo
Entretenimento

Sambay: como é a 1ª roda de samba LGBT+ que atrai famosos e anônimos no Rio

SAMBAY é a primeira roda de samba LGBTQIAPN+ - Divulgação
SAMBAY é a primeira roda de samba LGBTQIAPN+ Imagem: Divulgação
do UOL

De Splash, no Rio

08/12/2024 05h30

A Sambay, primeira roda de samba voltada ao público LGBTQIAPN+, tem chamado atenção no Rio de Janeiro, seja pela música, pelo espaço livre de preconceito ou por virar point de famosos.

Como é a roda de samba

O evento, que acontece regularmente aos domingos, surgiu a partir da necessidade de ter uma roda de samba em que a comunidade pudesse se sentir totalmente à vontade. "Levar nossos namorados, paquerar, o mundo do samba é muito machista e não tínhamos essa liberdade", explica Márcio Lima, um dos idealizadores do projeto, que levou a ideia para o produtor Pablo Falcão.

No vocal, era óbvio, a roda de samba precisava de um cantor gay. No palco, Rodrigo Drade anima o público com repertório que vai de Almir Guineto a Liniker, com direito a Beth Carvalho, Molejo, Fundo de Quintal e Só Pra Contrariar.

Samba de qualidade, com o cantor e músicos de primeira qualidade. O público encontra alegria, arte, diversidade, três superbailarinos e uma passista, que é a nossa musa. A energia é a melhor possível. As pessoas estão ali para serem felizes, para cantarem, sambarem. Um lugar de representatividade. Márcio Lima, idealizador

Dos dançarinos da Madonna a artistas nacionais, como Thiago Pantaleão, Silvero Pereira, Preta Gil, Sidney Magal e Valesca Popozuda, já passaram por lá e deram canjas. "A gente fica muito feliz. A Sambay virou point de artistas, sejam famosos ou não. Point da liberdade de ser quem você é, sem medo de ser julgado. Muitos famosos da sigla e outros que também não fazem parte frequentam porque veem samba de qualidade e feito com amor".

Criada há um ano e meio, a roda de samba começa a alçar voos fora do Rio de Janeiro e também oferece edição especial na Virada do Ano, com opção open bar e vista para fogos de artifício. "Recebemos a Medalha Pedro Ernesto da Câmara de Vereadores, a maior honraria da cidade, das mãos da vereadora Mônica Benicio. Temos só que festejar e agradecer. Estamos gravando um EP, estamos sendo convidados para shows em outras cidades. Viemos para ficar".

A roda "de responsa" conta com Daniel Cahon no baixo, Roberta Nistra no cavaquinho, Lucas Marques no violão sete cordas, Gabriel no teclado, Pedro Batuq e Márcia Viegas na percussão e André Manhães na bateria. Os bailarinos Wend Caster, Davi Araújo, Luis Otávio e Anna Callado completam a performance.

SERVIÇO - Sambay (regular)

  • Quando: sempre aos domingos, a partir das 17h
  • Onde: Terrasse Rio (av. Almirante Silvio de Noronha, 300 - Centro/RJ)
  • Ingressos: gratuito até 18h15 (retirada no site); primeiro lote: R$ 20,00

SERVIÇO - Sambay (Reveillon)

  • Quando: 31 de dezembro, das 21h às 7h
  • Onde: Terrasse Rio (Av. Almirante Silvio de Noronha, 300 - Centro/RJ)
  • Ingressos: R$ 350,00 (terceiro lote)

Entretenimento