Topo

Lammas: 2/2 é dia de colher frutos e expressar gratidão fazendo pão e bolos

Um dos principais ensinamentos dos Sabbats é de que aquilo que é feito com o coração gera resultado! - iStock
Um dos principais ensinamentos dos Sabbats é de que aquilo que é feito com o coração gera resultado! Imagem: iStock
do UOL

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

02/02/2023 04h00

Lammas ou Lughnasadh, também conhecido como o primeiro festival da colheita, acontece no dia 2 de fevereiro, cerca de 40 dias após o solstício de verão no hemisfério sul. Faz parte das antigas comemorações Sabbats que compõem a Roda do Ano, calendário pagão e celta que baseia a passagem do tempo através das estações dos anos, dos solstícios e equinócios.

Para os antigos pagãos, ele simboliza o período em que o Deus Sol começa a perder sua vitalidade enquanto os primeiros grãos e frutas são colhidos por todos nós.

Por marcar o início da colheita, é o momento ideal não só para colher os frutos do que foi plantado anteriormente, como para expressar nossa gratidão pela fartura e abundância.

A palavra Lammas significa 'massa' e, por conta da colheita, bruxas e bruxos fazem pães, bolos e tortas para ofertar aos Deuses como forma de agradecimento pela colheita. O alimento é compartilhado com a família em rituais, ainda que simples, que honram a natureza e a fecundidade do Sol. Acima de tudo, é um ritual de agradecimento"
Fernanda Guerra, bruxa

O momento é de agradecer a todos os aprendizados e, acima de tudo, avaliar o que deu certo e o que não surtiu os resultados desejados.

Aproveite para fazer um balanço do último ano e observar o que devemos plantar nesta etapa, foque então no que realmente vale a pena.

"Compartilhar o alimento em Lammas é permitir que a energia da fartura e da gratidão se espalhe, abrindo espaço para que novas conquistas ocorram para todos que estão presentes. O alimento preparado neste Sabbat, como pães e tortas, é a representação da vida em suas infinitas possibilidades de criação, já que usamos a própria colheita para confeccioná-lo", diz Fernanda.

Ainda que estejamos distantes da natureza e não tenhamos a possibilidade de colher nosso alimento com as nossas próprias mãos, invocar essa energia para o dia de Lammas é eficiente quando colocamos a intenção naquilo que está sendo feito. O importante é agradecer e honrar as vitórias da vida.

Abaixo, a bruxa ensina algumas formas de comemorar o Sabbat de Lammas.

Carta de gratidão

Agradeça pelo que te alimenta e traz segurança e faça uma reavaliação do ciclo passado. Pegue um papel em branco e um lápis e anote tudo aquilo que te faz sentir gratidão. Saúde, amor, conquistas e tranquilidade são alguns dos motivos para agradecermos e celebrarmos neste Sabbat!

Torta ou bolo de frutas da estação

Aproveite sua fruta preferida da estação para fazer uma torta ou um bolo. Pêra, maçã, figo, uva, abacaxi e maracujá são alguns dos exemplos. Acrescente um pouco de canela e noz moscada para chamar a abundância!

Pão para compartilhar

Usar os tubérculos e as farinhas para fazer deliciosos pães é uma das formas mais antigas de honrar Lammas. Afinal, ao preparar a massa com as próprias mãos, é possível colocar a essência que esse Sabbat traz no alimento. Batata, mandioca, trigo e outros ingredientes invocam a energia colheita que alimenta nossas almas e traz esperança para seguir em frente. Se não tem ninguém em sua casa para compartilhar o pão, presenteie vizinhos ou pessoas queridas com uma fatia e uma mensagem de esperança.

Guirlanda de Trigo

Enfeite a casa com elementos naturais. Uma tradição típica e bastante de Lammas é fazer uma guirlanda de trigos. Você pode confeccioná-la com um arame, colocando os trigos na vertical, ou envolvendo-os em uma trança até conseguir moldar a guirlanda de maneira circular. Se quiser, cole moedas ou paus de canela para enfeitar. Coloque-a na porta de entrada de casa para que a energia da fartura se faça presente.

Consagrar grãos

Consagrar significa colocar o sagrado em algo. Neste caso, você pode escolher um pouco de cada grão que temos em nossa cozinha e colocar em seu altar ou, ainda, acender uma vela amarela perto dos potes de mantimentos.

Pote de grãos

Faça um pote para atrair a prosperidade. Basta pegar um punhado de cada grão do seu altar e colocar, um a um, no pote da sua preferência. Você pode acrescentar folhas de louro e paus de canela para compor a decoração, visto que são elementos que também trabalham a prosperidade. Dica: coloque 7 moedas de cores e valores variados em cima.

Boneco de palha

Uma tradição é a confecção de bonecos com palha de milho. Escolha sementes, como de girassol, por exemplo, para enfeitá-lo. Depois de pronto, enterre em um jardim ou canteiro e observe como as sementes brotam com o tempo. Essa é uma forma de se conectar com a energia da colheita da natureza.

Divida sua colheita

Com essa energia de expansão e abundância, aproveite para levar essa energia a quem não tem tanta fartura. Doe roupas, alimentos básicos e o que mais conseguir para famílias que estão passando por dificuldades. Lembre-se: um dos principais ensinamentos dos Sabbats é de que aquilo que é feito com o coração gera resultado!

Para atrair sorte e fortuna

Estátua elefante da sorte

Vasinho bambu da sorte

Árvore do dinheiro

Sapo do dinheiro

Rodapé content commerce -  -

Horóscopo