Topo
Entretenimento

Sonhar com sapo pode significar cura ou mau presságio; como interpretar?

A figura do sapo tem diferentes significados de acordo com cada cultura - Tsekhmister/Getty Images/iStockphoto
A figura do sapo tem diferentes significados de acordo com cada cultura Imagem: Tsekhmister/Getty Images/iStockphoto
do UOL

Colaboração para Universa

18/01/2023 04h00

Você está andando por uma floresta, quando do nada cruza com vários sapos. Sai correndo, tropeça e cai na cama, com o coração acelerado e aliviado porque era só um sonho com sapo. Quantas vezes nós sonhamos e ficamos nos perguntando o significado daquilo?

Quando analisamos um sonho, precisamos entender o contexto de vida do sonhador, quais referências culturais tem, quais experiências viveu e, especialmente, o que aquelas imagens que aparecem no sonho significam para ele.

É de extrema importância considerar não só o significado coletivo de um determinado símbolo, mas, principalmente, o que ele significa para quem está sonando —o sonho fala sobre a nossa psique e um momento de vida.

Nos contos de fadas, o príncipe primeiro surge como sapo. Só após se apaixonar, vira humano. É importante, nos sonhos com tais anfíbios, lembrar quem mais aparece: um namorado, um ex, um crush? Será que não se sente à altura de conquistar um príncipe (ou "o" príncipe?).

Outra questão fundamental: como anda sua autoimagem? Será que você não vem se cobrando demais em relação à aparência e a padrões estéticas que a sociedade insiste em achar que são válidos? Há uma expressão popular que fala de "engolir sapos", que na prática nada mais é do que aguentar calada o abuso de chefes, parentes, amigos, parceiros.

Caso os sapos apareçam aos montes em seus sonhos, talvez seja hora de colocar para fora os que estão presos em sua garganta.

Sapo tem diferentes significados nas culturas

Por exemplo: na cultura chinesa, o sapo representa uma divindade que está associada à lua, podendo simbolizar tanto aspectos de uma energia mais feminina quanto aspectos de uma energia mais masculina. Já no Vietnã e em outras culturas, o sapo é um anunciador da chuva, que pode significar sucesso, coragem e riqueza.

Na astrologia, o sapo está ligado à transformação e à capacidade de transmutação.

A astróloga Paula Bueno exemplifica com "a clássica história infantil do príncipe que se transforma em sapo e também que muitas vezes é preciso olhar para além das aparências".

Outro exemplo é do livro The Wild Unknown Animal Spirit Deck and Guidebook, da taróloga Kim Krans, onde os sapos são descritos como ''clareza, limpeza e cura''.

Significado mais comuns de sonhar com sapo

  • Necessidade de transformação
  • Dinheiro e abundância
  • Clareza, limpeza e cura
  • Possíveis momentos sombrios

Para Bueno, "é importante prestar atenção para as sensações que se tem durante o sonho, pois assim é possível saber se o impacto foi positivo ou negativo mais até do que com os símbolos do sonho ou o que eles representam".

Também podemos levar em consideração o contexto em que o sapo aparece. No sonho você está interagindo com ele? Está fugindo do sapo? Conversando com o animal?

Uma maneira interessante de entender o que o animal significa no sonho é saber como a espécie se comporta na natureza, diz a psicóloga Sâmia Riachi, especialista em Psicologia Analítica e Abordagem Corporal pelo Instituto Sedes Sapientiae.

O sapo, por exemplo, tem uma forma muito parecida com a nossa no começo da vida. Além disso, é um animal que vive tanto na água quanto na terra, preferindo locais mais úmidos e sombrios, o que mostra que ele consegue transitar por ambientes diferentes.

Por isso é tão bacana conhecer um pouco sobre a natureza e curiosidades daquele animal, o que também pode trazer outras amplificações a respeito deste símbolo para o sonhador compreender melhor o seu sonho.

É sempre interessante ter um caderninho próximo da cama para anotar os sonhos quando acordar, para ter mais informações e mais detalhes, e assim será possível acessar melhor as mensagens que o sonho quis enviar. Além disso, é recomendado avaliar suas próprias experiências e falar com um profissional no assunto.

Entenda abaixo alguns sonhos com sapos.

Sonhar com sapo grande

Pode ter um significado positivo ligado à sua obstinação e foco em conquistar seus objetivos.

Sonhar com sapo verde

Indica possíveis melhorias na sua vida. Bom momento para se arriscar em ideias e projetos novos.

Sonhar com sapo morto

Pode ser um mau presságio. Se ele estiver perto de você, pode significar que uma pessoa próxima irá sofrer com alguma doença. Longe, pode ser relacionado a alguém distante que faleceu.

Sonhar que está fugindo do sapo

Talvez esteja relacionado a forma como você lida com as emoções.

Sonhar que o sapo está na água

Pode reforçar a importância de expressar suas emoções e desenvolver maior maturidade emocional.

Sonhar que o sapo está em um ambiente terrestre

Envolve questões de materialização, senso prático e poder de sedução.

Livros para desvendar os sonhos

A Interpretação dos Sonhos, de Sigmund Freud

Sonhos, de Vinicius Iracet

Rodapé content commerce -  -

Entretenimento