Topo
Entretenimento

Sonhar com barata, rato e cobra: o que isso quer dizer sobre suas emoções?

Baratas e outros bichinhos que te dão nojo podem revelar medos e ameaça - panida wijitpanya/Getty Images/iStockphoto
Baratas e outros bichinhos que te dão nojo podem revelar medos e ameaça Imagem: panida wijitpanya/Getty Images/iStockphoto
do UOL

Colaboração para Universa

19/01/2023 04h00

Segundo a abordagem do psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung (1875-1961), que fundou a psicologia analítica, o sonho é um mensageiro do inconsciente. Ou seja, ele nos revela por meio de símbolos tudo aquilo que, na vida "desperta", temos dificuldade de conhecer, encarar, assumir.

Quando associamos a necessidade de um profundo mergulho no mundo interno ao valor que damos às coisas fora de nós, podemos chegar o mais perto possível do significado de um sonho. E todo sonho tem, sim, uma interpretação, até mesmo os mais bizarros, como os que envolvem bichos considerados asquerosos como ratos, baratas e ratos.

A especialista em psicologia analítica junguiana Vera Leon, do canal "Que Sonho É Esse?", ensina o caminho das pedras.

Como descobrir os significados dos sonhos

O sonho é de quem sonha. Daí ser fundamental saber qual a relação com os elementos que aparecem e o que cada um —pessoas, coisas, bichos, sentimentos — significa na vida acordada.

Aparecem bichos nos meus sonhos

Analise o contexto. Baratas e lesmas são, para a maioria de nós, extremamente desagradáveis, assustadores, ameaçadores e repulsivos. Mas em qual contexto eles apareces no seu sonho? Como você lida com eles? Qual sentimento ou emoção provocam em você? E qual sua sensação ao despertar? Nojo, alívio, inquietação? A partir daí e do momento de vida em que está passando você pode começar a elaborar hipóteses.

Sonhar com rato

O rato pode revelar medos ou desejos. Se no sonho o sentimento é de nojo ou se há um clima ameaçador, a pergunta a ser feita é: com o que, na sua natureza mais profunda, você tem dificuldade de lidar a ponto de ter de encarar algo tão repulsivo enquanto dorme? Uma possibilidade é, no dia a dia, a mania de se autoavaliar com depreciação e/ou não estar apresentando uma conduta tão correta como gostaria nos relacionamentos ou no trabalho.

Reflita: qual porção "rato" você tem que é tão sombreada que só consegue "enxergar" em sonho? Por outro lado, se o rato aparece como um personagem bom - pense no Mickey Mouse ou no Remy de "Ratatouille", por exemplo - é provável que o inconsciente esteja pedindo que se permita levar a rotina com mais leveza e que crie um espaço para "brincar" em meio a tanto estresse.

Já sonhar com um ratinho de laboratório pode indicar que você está deixando de lado algum aspecto positivo em sua personalidade que poderia lhe render mais felicidade e satisfação.

Sonhar com baratas, moscas e outros bichos

Animais asquerosos costumam evidenciar aquilo que não gosta em si mesma. Quando se fala de baratas, escorpiões, moscas, vermes e outros bichos desse tipo é importante destacar uma característica comum a todos: são seres que não têm uma convivência boa com o homem, como o cachorro, por exemplo, a quem se atribui a qualidade de melhor amigo.

Portanto, vale a pena debruçar-se sobre o que eles representam e qual a situação que se desenrola no sonho. Ninguém tem contato agradável com baratas, certo? Elas se escondem, vivem nos ralos e nos bueiros, são difíceis de pegar e demoram para morrer. Se são assim tão horrorosas, por que estão nos nossos sonhos?

Avalie: que aspectos tão feios e desagradáveis em você não está conseguindo admitir, confrontar e assumir? Algumas possibilidades: inveja, egoísmo, racismo, intolerância, prepotência... Em geral, posturas socialmente condenáveis e que devem ser trabalhadas.

Sonhar com cobra

Cobras avisam sobre traição e mudanças. Na Bíblia, foi a serpente que ofereceu a maçã à Eva no Paraíso e causou sua expulsão, junto a Adão (que, tentado, "pecou"). Por isso, o réptil é tão associado à traição - nos sonhos, se oferecer perigo é sinal de que você, provavelmente, tem medo de sofrer uma infidelidade. Por outro lado, a cobra também costuma ser associada ao pênis e à vida sexual por seu formato fálico.

Animal peçonhento, que dá o bote sorrateiramente na presa, simboliza ainda ameaças. Ela morde? Você vem passando por uma de crise confiança em alguma relação na sua vida? Suspeita de alguma doença e isso seria um alerta para procurar um médico, por exemplo?

Outra probabilidade é o inconsciente estar avisando que chegou a hora de rever posturas na sua vida e promover mudanças significativas - a cobra é um símbolo clássico de transformação, pois troca inteiramente a pele - por mais doloroso que esse processo seja.

Por último, lembre-se: o sonho sempre estará "falando" de um conflito atual, por mais remota que seja a sua origem do conflito. Considere, ao tentar entendê-lo, os valores, as crenças e o momento de sua vida atual.

Livros para desvendar os sonhos

A Interpretação dos Sonhos, de Sigmund Freud

Sonhos, de Vinicius Iracet

Rodapé content commerce -  -

Entretenimento