Topo
Entretenimento

Signos opostos se atraem? Funcionam juntos? Como usar a energia a seu favor

Signos não são como água e vinho; entenda o que isso significa - iStock
Signos não são como água e vinho; entenda o que isso significa Imagem: iStock
do UOL

Nathalie Ayres

Colaboração para Universa

27/01/2023 04h00

O zodíaco é um círculo, dividido em 12 fatias: cada uma delas é um signo. Quando olhamos para essa roda, vemos que alguns signos ficam exatamente de frente um ao outro, formando seis eixos complementares.

A oposição traz justamente energias antagônicas, mas possuem uma similaridade em algum grau. Tudo no universo vem em par, em polos que estão sob um mesmo eixo, a exemplo do calor e frio ou luz e sombra
Julio Grobel, astrólogo e tarólogo

Ou seja, não é que esses signos sejam totalmente diferentes um do outro, como a água para o vinho.

Os signos de elemento fogo e ar são os chamados ativos, enquanto os de terra e água são receptivos. Já os opostos estão dentro dessas mesmas polaridades.

Cada um deles possui luz em características que são consideradas sombra no outro, ou seja, no final das contas um tem algo a ensinar ao outro.

"Eles têm a mesma modalidade (cardinais, fixos ou mutáveis) e têm polaridade semelhante", conta o astrólogo Rafa Fontenelle, conhecido como Bixa Bruxa. "Na astrologia moderna, a oposição é vista de uma forma mais suave do que na tradicional. Se você quer jogar luz ao que é sombra no seu signo, você deve olhar para o signo oposto."

Quais são os signos opostos?

Podemos considerar 6 eixos opostos, que são:

Áries x Libra

De um lado temos Áries, um signo que vê a si mesmo antes dos outros e por isso tem o impulso de agir, muitas vezes sem pensar no outro. "Áries é mais direto e duro na sua expressão (seco), sendo mais ativo, com iniciativa e prezando a individualidade", resume Grobel.

Por outro lado, Libra traz maior diplomacia, olhando primeiro para o outro. "Por isso que a tomada de decisão para o libriano é difícil, porque ele se preocupa o que o outro vai achar de sua ação", define Fontenelle.

No final das contas, é exatamente isso que um tem a aprender com o outro. "Áries e Libra possuem desafios complementares: enquanto o libriano precisa aprender a sustentar sozinho suas decisões e tomar ações não tão focadas no outro, o desafio do ariano é escutar mais e dar o tempo dos outros", analisa a Bixa Bruxa.

Fontenelle costuma chamar essa posição de "eixo das relações". São dois signos cardinais, que abrem estações, começando em equinócios, quando o dia e a noite têm exatamente a mesma duração.

Touro x Escorpião

De um lado temos Touro, que está fortemente ligado à abundância daquilo que se deseja de um modo material (comida, posses e bens). Por isso que relacionamos muito o signo de Touro à comida e também à boa relação com o dinheiro.

De outro temos Escorpião, que está muito mais ligado à morte e à imaterialidade. "Chega uma hora que o acúmulo acaba, algumas coisas precisam morrer para outras nascerem, e Escorpião é sobre isso, sobre a escassez, a falta de várias coisas", considera Fontenelle.

O que um ensina para outro está relacionado a essa dualidade. O taurino precisa aprender a ser menos possessivo, que vão existir situações de escassez e de deixar as coisas irem. Já o escorpiano precisa entender que é importante também buscar o que o engrandece e não se apegar apenas ao que está faltando.

Aqui é o que Fontenelle denomina "o eixo da forma". São dois signos fixos e de meio de estação, que lidam de formas diferentes com a presença e ausência do que desejam.

Gêmeos x Sagitário

Primeiro, Gêmeos, regido por Mercúrio e que expressa o potencial desse planeta pela comunicação e a vontade de conhecer um pouco sobre muitos assuntos ao mesmo tempo, com uma dificuldade em focar em um ponto só.

Já o sagitariano, representado pelo centauro arqueiro, costuma focar sua flecha em um tema só, querendo saber tudo que é possível sobre aquilo e tendo muitas vezes dificuldades de expressão sua opinião, ou quando a forma, fica muito preso a essa ideia concebida.

"Como que um ajuda o outro? O geminiano tem que saber que às vezes ele precisa focar em uma coisa e ir até o fim numa coisa, em uma ideia, conhecer mais de uma coisa e impor sua ideia mais. E o sagitariano tem que entender que às vezes ele tem que deixar algo para lá, que ele não tem por que se apegar a essa ideia e pode trabalhar um pouco mais a escuta", resume Fontenelle.

No chamado "eixo da mente", temos dois signos mutáveis que se relacionam de forma diferente com a obtenção do conhecimento.

Câncer x Capricórnio

Câncer é um signo bastante voltado ao passado e à construção da segurança por meio de suas relações afetivas, como a mãe carinhosa, que nutre e recebe em sua casa os filhos que quer proteger e cuidar. Há uma relação de dependência do outro.

Já Capricórnio procura uma independência, construindo sua segurança de uma forma mais racional e material — por isso que dizem que eles são loucos por dinheiro! Na verdade, a busca é por estabilidade e há uma desconfiança emocional.

"Capricórnio mostra para Câncer o lado da maturidade e da busca pela estabilidade material, enquanto Câncer vem amolecer a dura carapaça de Capricórnio", resume Grobel.

No "eixo da segurança", de acordo com Fontenelle, temos dois signos cardinais, que começam em solstícios, e buscam a estabilidade de formas distintas, de uma maneira que pode até ser comparada ao pai e à mãe.

Leão x Aquário

De um lado, o signo de Leão, que traz a expressão única e exclusiva do ser e do espírito. Esse signo quer ser protagonista e costuma levar a luz do Sol, seu regente, a todos à sua volta, os que ele considera parte de seu reino.

Já Aquário olha o todo de fora, considerando o coletivo e como cada elemento ali se correlaciona. Regido por Saturno e Urano, ele costuma desafiar o rei, querendo derrubar o que está estabelecido.

"Em uma peça, é como se Leão fosse o protagonista e Aquário o diretor", compara Fontenelle. Ou seja, o leonino olha muito para o que está próximo de si, enquanto o aquariano está atento demais ao todo. "O desafio pros dois é entender que seu papel não é tudo, pois ambos se acham mais importantes, mas ambos devem olhar um para o outro e para todos os atores", explica.

Aqui temos o "eixo do ego", mas leve de um modo negativo, relacionando ao egoísmo, por exemplo. "Aqui a pergunta é 'onde eu estou?' e onde está o protagonismo", define Fontenelle.

Virgem x Peixes

Primeiro vemos Virgem, um signo de ordem e lógica que se preocupa muito com o aperfeiçoamento e quer trazer isso ao outro por meio de suas críticas, que sempre visam a construção de uma melhoria ao outro. "Ele se pergunta como sua experiência prática e conhecimento podem ajudar", resume Fontenelle.

Depois temos Peixes, que traz muito mais a empatia, o sonho e entender como alguém, mesmo que longe, também está ligado a você. "A pergunta maior é como ele pode ajudar com seus sentimentos e vivências", considera.

Por fim, na convivência o virginiano aprende que nem sempre o que ele tem a trazer serve para o outro e que é preciso também empatia e fluidez nessa relação. Já o pisciano precisa entender que dá para se doar sendo mais pé no chão, sonhar sim, mas entender o que dá para fazer para tornar esse sonho algo possível.

No "eixo do serviço" temos dois signos mutáveis que ajudam os outros de formas muito distintas.

Signos opostos se atraem?

No final das contas, nada disso é sobre romance ou grandes parcerias. "Temos uma ideia muito romantizada de almas gêmeas. O relacionamento no mapa deve ser visto sob várias óticas, em especial planetas e casas", explica Grobel.

"Uma pessoa com ascendente em Gêmeos que se relaciona com alguém de Sol em Sagitário tem seu descendente iluminado por essa pessoa, e sendo um setor de relações e parcerias há aqui uma boa afinidade. No entanto, Sol vai opor o ascendente, assim o outro pode ofuscar, ou a pessoa dar muito valor ao outro e esquecer de si", comenta.

Além disso, lidar com oposições é extremamente desafiador, mas tem quem goste. "As pessoas que gostam de desafio e aprender costumam ter relações com signos fortes opostos", diz Fontenelle.

Isso vale apenas para a posição do Sol?

Na verdade não.

"O Sol, Lua, Ascendente e Meio de Céu são muito fortes, dizem muito sobre nossa identidade. Já Mercúrio, Vênus e Marte são planetas interpessoais e tem importância nas relações, pois falam respectivamente sobre como nos entendemos e nos comunicamos, nossos valores e desejos e nossa energia para brigar, namorar, perseguir as coisas e todos esses são aspectos muito importantes", enumera Grobel.

No final das contas, o mais importante é entender quais são os aspectos importantes no seu mapa astral e com isso pensar nas luzes e sombras importantes para você e seu crescimento pessoal.

Curte horóscopo? Você pode achar interessante

Livro 'Voa, cara! Voa!', de Márcia Fernandes

'O Livro da Lua 2023', de Márcia Mattos

Kit com 10 pedras naturais

Baralho O Tarot Negro

Colar de pedra de Gêmeos

Livro 'Bruxaria Natural', de Paige Vanderbeck

Rodapé content commerce -  -

Entretenimento