Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

SP: Passageiros registram aglomerações em linhas da CPTM no feriado

Passageira registra lotação em trem da linha Coral da CPTM - Reprodução/Twitter/@anetethe
Passageira registra lotação em trem da linha Coral da CPTM Imagem: Reprodução/Twitter/@anetethe
do UOL

Do UOL, em São Paulo

21/04/2021 09h19Atualizada em 21/04/2021 15h06

As primeiras horas do Dia de Tiradentes foram marcadas por aglomerações nas linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que atendem a região metropolitana de São Paulo. Em declaração à TV Globo, o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos de SP, Alexandre Baldy, reconheceu erro na operação programada para hoje e disse que a situação será normalizada ao longo do dia.

A CPTM operou na manhã hoje com intervalo entre os trens que chegavam a 35 minutos. A operação reduzida é comum em domingos e feriados, mas o impacto na qualidade do serviço foi maior em uma semana de transição do plano São Paulo, de reabertura econômica em meio à pandemia do novo coronavírus. Há uma maior circulação de pessoas do que em outros feriados.

Desde domingo o Governo de São Paulo autorizou a retomada do comércio no estado, com funcionamento das 11h às 19h. Não houve restrição para a abertura de shoppings e lojas de rua hoje, feriado nacional pelo Dia de Tiradentes.

Em declaração à TV Globo, o secretário Alexandre Baldy reconheceu o erro pelo aumento no intervalo dos trens em um feriado atípico em São Paulo. "Já corrigimos o erro, trens estão operando e no horário de pico teremos intervalo menor de acordo com a demanda da população. Quero pedir desculpas aos usuários", disse.

Em contato com o UOL, secretaria reforçou o posicionamento de Baldy. "A Secretaria dos Transportes Metropolitanos determinou à CPTM que colocasse mais trens em circulação nesta quarta-feira para atender a demanda que está acima da média para um feriado. Os ajustes já foram feitos, contemplando inclusive o horário de pico da tarde. A STM reconhece o erro de operar com maiores intervalos e esclarece que obras para melhorias nas linhas da CPTM estavam programadas para o dia de hoje pela manhã e pede desculpas aos passageiros", diz a nota.

Passageiros relataram plataformas lotadas principalmente nas estações Guaianases e Luz e trens lotados na linha 11 (Coral). Veja os relatos

Notícias