Dono de hotel é preso após incêndio que matou 66 hóspedes na Turquia
Quatro pessoas, incluindo o dono do hotel, foram presas nesta terça-feira (21) após um incêndio destruir parte do estabelecimento em uma estação de esqui na Turquia e deixar 66 mortos.
O que aconteceu
O empresário e mais três pessoas foram detidos e levados para custódia. A informação foi divulgada pelo Ministro da Justiça turco, Yimlaz Tunc, pelas redes sociais.
Ele também informou que a causa do incêndio segue sendo investigada. ''Mais uma vez, desejo a misericórdia de Deus aos nossos cidadãos que perderam as suas vidas no desastre do incêndio, paciência às suas famílias e uma rápida recuperação aos nossos cidadãos feridos'', escreveu.
Fogo começou em um restaurante no quarto andar do Grand Kartal Hotel, nas montanhas de Bolu. Imagens mostram lençóis que foram pendurados nas janelas por hóspedes tentando saltar do prédio em chamas.
Pelo menos 66 pessoas morreram e outras 51 ficaram feridas, afirmou o ministro do Interior, Ali Yerlikaya, à imprensa local. Testemunhas dizem que várias pessoas gritavam em pânico e outras se arriscaram pulando da janela para fugir das chamas. Um hóspede contou à Ekol TV que ele e sua família acordaram com o fogo, andaram em corredores cheios de fumaça até conseguirem saltar de uma janela em um andar baixo.
Cerca de 237 pessoas estavam hospedadas no hotel, informou o governador de Bolu, Abdulaziz Aydin. Ele diz que muitas famílias estavam no local por causa das férias escolares.
Testemunhas dizem que sistema de detecção de incêndio do hotel não funcionou. "Minha esposa sentiu o cheiro de queimado. O alarme não disparou", disse Atakan Yelkovan, um hóspede hospedado no terceiro andar do hotel, à agência de notícias IHA.
Bombeiros demoraram cerca de 1h para chegar no resort, que fica na encosta de um penhasco. Os funcionários do hotel relataram que ajudaram muitas pessoas a evacuar do local. Outros hotéis da região foram fechados por precaução.
Autoridades dizem que o fogo se espalhou rapidamente por causa do revestimento de madeira do prédio. As causas do acidente ainda são desconhecidas.