Topo
Notícias

EUA e Itália concordam em trabalhar juntos contra a disseminação de desinformação

17/04/2024 16h47

Por Angelo Amante

CAPRI, Itália (Reuters) - Estados Unidos e Itália concordaram nesta quarta-feira em coordenar esforços contra a disseminação de desinformação e artigos falsos de governos estrangeiros. 

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, fecharam o novo pacto em reunião durante cúpula de três dias dos ministros de Relações Exteriores do G7 na ilha de Capri. 

Ano passado, os EUA divulgaram uma avaliação de inteligência enviada a mais de 100 países acusando Moscou de usar espiões, redes sociais e imprensa estatal russa para corroer a confiança do público na integridade de eleições democráticas. 

Na semana passada, a Bélgica disse que seus promotores estavam investigando supostas tentativas russas de influenciar a próxima eleição do Parlamento Europeu. 

A Rússia negou repetidas vezes que tenha feito qualquer intervenção em eleições estrangeiras e disse no mês passado que não se intrometerá na votação de novembro de 2024 nos EUA. 

Um documento de oito páginas que descreve o acordo entre Itália e EUA informa que os dois países "estabelecerão e implementarão estratégias e práticas contra a manipulação de informação por Estados estrangeiros" e promoverão "transparência em financiamento e propriedade de mídia", incluindo o papel dos governos. 

(Reportagem de Angelo Amante)

Notícias