Topo
Notícias

Conteúdo publicado há
15 dias

Kiev remove monumento soviético que exalta amizade com a Rússia

Trabalhadores desmontam o monumento da era soviética que simboliza o Acordo Pereiaslav assinado em 1645, um juramento de lealdade dos cossacos ucranianos ao czar da Rússia, em Kiev, em 30 de abril de 2024 - SERGEI SUPINSKY/AFP
Trabalhadores desmontam o monumento da era soviética que simboliza o Acordo Pereiaslav assinado em 1645, um juramento de lealdade dos cossacos ucranianos ao czar da Rússia, em Kiev, em 30 de abril de 2024 Imagem: SERGEI SUPINSKY/AFP

30/04/2024 10h51Atualizada em 30/04/2024 11h22

A prefeitura de Kiev anunciou, nesta terça-feira (30), o desmantelamento de um monumento soviético que evoca a amizade com a Rússia, no contexto da invasão russa da Ucrânia que provocou dezenas de milhares de mortes em dois anos.

"Os serviços municipais começaram a desmantelar a composição em memória do Tratado de Pereyaslav", que marcou a lealdade da Ucrânia à Rússia em 1654, afirmou a prefeitura.

O monumento - esculturas de pedra que representam as autoridades ucranianas e russas da época da assinatura do tratado - ficava em um parque no centro de Kiev, como parte de um memorial que celebra "a amizade dos povos ucraniano e russo".

Pouco depois do início da invasão, em 2022, as autoridades de Kiev retiraram duas estátuas de bronze que representavam os trabalhadores ucranianos e russos no mesmo local e rebatizaram o arco de metal do complexo arquitetônico de 'Arco da Liberdade do Povo Ucraniano', em vez de 'Arco da Amizade dos Povos', como era conhecido.

"A desmontagem pode demorar vários dias porque a composição é bastante maciça. Inclui quase 20 elementos, que pesam entre seis e sete toneladas", explicou a prefeitura.

O monumento será levado para um museu de Kiev.

Notícias