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32 ideias de negócios inusitados para tempos de crise

do BOL

29/06/2017 10h00

A crise econômica gera preocupação e desestimula muita gente a criar negócios por medo das dívidas, porém existem produtos e serviços com um risco baixo e que giram capital o ano inteiro, e outros que surgem por necessidades específicas do período. Confira uma seleção de ideias para driblar o desemprego e a falta de recursos. Estude as propostas, e mãos à obra.

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    Venda de cosméticos no varejo

    Seja no porta a porta, por meio virtual ou em reuniões de demonstração, a venda de cosméticos no varejo é uma ótima alternativa para driblar a crise. Em tempos de grana curta no bolso, muita gente opta por cuidar da beleza em casa, em vez de ir ao salão

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    Comida prática

    Para economizar, muitas pessoas deixam de ir a restaurantes. Portanto, oferecer comidas com um preço acessível para entrega em domicílio ou marmitinhas congeladas em pontos de venda são uma ótima ideia

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    Conserto de equipamentos

    Com pouco dinheiro sobrando as pessoas preferem reparar equipamentos a substituí-los por novos. Vender um serviço de reparo de celulares e eletrônicos atende a uma demanda certeira

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    Agência de bikeboys

    O trânsito sempre foi um problema estrutural das grandes cidades, e para quem utiliza os serviços de entrega, tempo é dinheiro. Como uma alternativa aos motoboys, que arcam com o custo de manutenção das motocicletas mais o combustível, o serviço de entregas com bicicletas é a grande novidade de baixo custo para os centros urbanos

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    Cursos de capacitação

    Oferecer cursos de capacitação e treinamento ou o serviço de orientação profissional são ideias bem rentáveis em épocas de crise, com o desemprego alto e a demanda por mão-de-obra qualificada. O serviço pode ser oferecido presencialmente, ou à distância, através de videoconferência, ou vídeos pré-gravados

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    Aplicativos para celular

    O mercado de smartphones é um dos que mais crescem no país - quase todo mundo possui pelo menos um aparelho, e as pessoas utilizam cada dia mais os aplicativos para se comunicarem, acessarem as redes sociais, se localizarem por mapas, entre outros. Desenvolver aplicativos para celular é uma excelente alternativa para driblar o período de recessão

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    Consultoria doméstica

    Com as mulheres ocupando cada dia mais o mercado de trabalho e muitas vezes tendo que fazer outros trabalhos freelance para complementar a renda, sobra pouco tempo para organizar a casa. Oferecer serviços de organização de armários, ou compras a um preço competitivo atende a um público crescente

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    Serviços para "singles"

    Tanto no Brasil, quanto no exterior há inúmeras pessoas que moram sozinhas, e com a crise essa quantidade só aumenta, já que muitos filhos precisam morar longe dos pais para aproveitar uma vaga de emprego. Esse nicho de mercado exige serviços que envolvam praticidade, conveniência e preço competitivo, como por exemplo, limpeza doméstica, entregar e buscar roupas na lavanderia, entre outros

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    Brechós

    A diminuição do consumo e corte de gastos desnecessários faz as pessoas comprarem mais em brechós, até mesmo para manterem um estilo próprio e para comprarem roupas de marca com preços mais convidativos

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    Lojas de bicicletas

    A escolha por uso de bicicleta como meio de transporte já é uma decisão ecologicamente correta e mais econômica do que andar de automóvel. Contando impostos e o alto preço dos combustíveis, cada dia mais pessoas aderem a esta ideia, o que torna uma loja de vendas ou conserto de bicicletas um negócio bem viável

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    Revenda de carros usados e oficinas mecânicas

    É muito mais econômico reparar o carro atual ou comprar um usado com pouca quilometragem do que comprar um carro novo, pois além do preço alto, o veículo já sai de loja desvalorizado. Oferecer o serviço de reparo na casa do cliente, ou na oficina, ou ainda vender carros usados é um negócio bem lucrativo para o período atual

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    Marketing digital

    Com recessão financeira, ou não, as empresas sempre precisam investir em marketing para ganhar mercado, o que gera uma demanda crescente por marketing digital. O serviço pode ser oferecido do "home office", com um preço acessível, pois tem um custo menor em comparação ao escritório tradicional

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    Segmento de bebidas

    Grande parte dos brasileiros têm o hábito de consumir bebidas alcoólicas em casa ou em bares, o que faz que este mercado só aumente durante a crise, já que boa parte das pessoas bebe para se divertir em tempos difíceis, ou para esquecer dos problemas. Vender bebidas delivery, ou em pontos de venda é um negócio promissor

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    Gestão de pessoas, ou "coaching"

    A procura por mentores profissionais só cresce em tempos de recessão, já que muita gente necessita de aconselhamento para recolocação profissional ou para empreender um negócio próprio. Estes gestores de pessoas trabalham para alavancar carreiras, e também fatores pessoais intrínsecos como autoestima, iniciativa, desenvoltura, entre outros

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    Mercado financeiro

    A busca por gestores financeiros só aumenta durante a crise, já que além da demanda por rentabilidade nas aplicações, muitas pessoas querem entrar no ramo das "criptomoedas", sem arriscarem muito. Além destes serviços, os profissionais da área oferecem orientações sobre crédito, dívidas, investimentos, estabilidade e auxiliam no corte de despesas desnecessárias

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    Bebidas funcionais

    Os brasileiros trabalham muito mais horas e em negócios diversificados durante a recessão, e geralmente se alimentam de forma incorreta, dormem pouco, e acumulam muito estresse. Vender sucos e sopas funcionais por "delivery" é bem lucrativo e atende a esse público que busca uma vida mais saudável, mas não dispõe de tempo para preparar as próprias refeições

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    Lazer e turismo

    Oferecer serviços complementares ao turismo é um negócio bem rentável, ainda mais se for algo diferente a um preço convidativo, como por exemplo, turismo de aventura, "tour" por locais alternativos, ou guia com tradução de idiomas

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    Saúde e produtos dietéticos

    Os brasileiros já são preocupados com a imagem, beleza e forma física, e com a crise a demanda por produtos e serviços ligados a saúde e alimentação só cresce, já que a aparência conta como um diferencial competitivo em uma entrevista de emprego

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    Customização de produtos

    Trabalhar com produtos personalizáveis ou customização em domicílio é um excelente negócio no período atual, pois muitas pessoas preferem pagar menos por itens básicos e customizar ao seu gosto, ou até mesmo dar uma repaginada no que já tem em casa. Uma boa sugestão é o serviço de reforma para móveis

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    Economia compartilhada

    A economia compartilhada já é uma realidade em muitos países, e no Brasil a busca por aluguel de produtos de uso coletivo só cresce, pois alguns itens são utilizados uma única vez, ou eventualmente, como por exemplo, furadeiras, livros, equipamentos de som, entre outros

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    Cuidadores de idosos

    Com mais membros da família tendo que trabalhar fora de casa para driblar a crise, a necessidade de cuidadores de idosos em domicílio aumenta, portanto, oferecer serviços de cuidados pessoais, alimentação, passeio e entretenimento é um bom negócio. Há também idosos solitários que buscam companhia para conversar, ir ao médico, e fazer compras

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    Trabalhar com artesanato

    O artesanato, além de distrair a mente das preocupações, pode gerar excelentes rendimentos. Por mais que as pessoas estejam com pouco dinheiro no bolso, sempre comprarão lembrancinhas de aniversário e datas comemorativas, como sabonetes artesanais, bordados, bijuterias, roupinhas para cachorro, tiaras e laços infantis, entre outros

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    Escritórios compartilhados, ou "coworking"

    Alguns profissionais não podem abrir mão do escritório tradicional para trabalharem a partir de casa, pois lidam diretamente com o atendimento ao cliente. Como o custo para montar e manter um escritório tradicional é enorme, a procura por escritórios compartilhados só aumenta durante a recessão

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    Padaria

    Faça chuva ou faça sol, o brasileiro não deixa de comprar o pãozinho diário, o que faz de padarias físicas, ou o serviço de entrega de pães em domicílio, um negócio certo

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    Sistemas de segurança

    Conforme aumenta a dificuldade financeira de um país, também cresce o número de furtos e roubos, e isto faz com que os serviços de vigilância e sistemas de segurança sejam mais requisitados

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    Namoro e encontros

    Durante uma crise financeira as pessoas se sentem mais desanimadas, solitárias e carentes, portanto, promover encontros amorosos online, festas para solteiros, ou montar uma agência de namoros são ótimas ideias de negócio

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    Venda de produtos usados

    Desapegar-se de itens antigos, além de liberar espaço físico na residência, é uma ótima forma de fazer um dinheirinho extra. Vender itens em bom estado pela internet, como brinquedos, equipamentos, roupas, eletrônicos, móveis, entre outros, tem um custo de comissão baixo, e você só paga sobre o que for vendido

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    Sex shops

    Durante a crise as pessoas tendem a ficar mais em casa para economizar dinheiro, porém ainda necessitam de prazer, diversão e entretenimento, o que faz de produtos de sex shop uma boa alternativa para casais e solteiros. Vender produtos deste segmento pela internet ou porta a porta tem um baixo custo e ótima lucratividade

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    Hospedar animaizinhos

    Os donos de pets sempre necessitam que alguém cuide dos seus "petfilhos" quando vão viajar, porém preferem hospedar com familiares ou com quem realmente tem afinidade com eles. Se você tem uma casa com um quintal espaçoso e ama animaizinhos, pode lucrar bastante hospedando os pets com conforto, entretenimento e responsabilidade

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    Alugar um quarto da sua casa

    Hotéis se tornam caros para quem precisa viajar constantemente ou viaja com pouco dinheiro, o que torna a ideia de alugar um quarto em casa, cobrando por diária, um bom negócio

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    Editar vídeos

    A quantidade de youtubers e pessoas que oferecem cursos por vídeo aumenta de forma vertiginosa, e quem está no segmento necessita do serviço de edição a um preço acessível

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    Food trucks

    Montar um "food truck", veículo com estrutura para cozinhar e vender refeições, é bem mais barato do que um restaurante tradicional, o que torna os pratos mais acessíveis ao consumidor. A diversidade de opções no cardápio aliada a um bom preço torna esse tipo de negócio bem interessante para o momento atual

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