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Mais de 20 km/l na cidade? Conheça os carros campeões de baixo consumo

SUV da Mini é capaz de consumo médio de 22,3 km/l de gasolina em vias urbanas; híbrido plug-in, porém, é para poucos: custa quase R$ 220 mil - Divulgação
SUV da Mini é capaz de consumo médio de 22,3 km/l de gasolina em vias urbanas; híbrido plug-in, porém, é para poucos: custa quase R$ 220 mil
Imagem: Divulgação
do UOL

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/05/2020 04h00

Hoje já é possível comprar carros que proporcionam consumo médio superior a 20 km/l na cidade.

Paradoxalmente, tamanha economia de combustível está ao alcance de um público que não precisa se preocupar com os gastos no reabastecimento: todos os campeões de baixo consumo no ciclo urbano custam mais de R$ 200 mil.

Para esse tipo de cliente, o apelo desses automóveis está muito mais relacionado a aspectos como eficiência, sustentabilidade e tecnologia.

É fácil explicar: para que atinjam médias tão altas, com baixas emissões de poluentes, esses carros requerem muita tecnologia - no caso, propulsão híbrida, combinando motor a gasolina, dotado de turbo e injeção direta, com um ou mais motores elétricos.

Existem híbridos como o novo Toyota Corolla Altis Hybrid, cujas baterias são recarregadas exclusivamente nas desacelerações e também pelo próprio motor a combustão.

Outros automóveis são híbridos do tipo plug-in, que trazem baterias maiores, cuja recarga total só é possível em uma tomada.

A vantagem é que os híbridos plug-in conseguem rodar algumas dezenas de quilômetros no modo 100% elétrico. Dessa forma, ultrapassam a barreira dos 20 km/l em vias urbanas.

De acordo com o PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), atualmente o modelo com maior média de consumo na cidade é o Mini Countryman Cooper S E All4 - o SUV de luxo chega a 22,3 km/l, abastecido exclusivamente com gasolina - mas custa quase R$ 220 mil.

Como é feita a avaliação de consumo

O PBE mede o consumo energético em MJ/km (megajoules por quilômetro) e também em km/l dos modelos comercializados aqui.

Ou seja, avalia o gasto necessário de energia para determinado automóvel se locomover.

A medição segue teste padronizado de consumo, em condições controladas, atribuindo nota que vai de "A", para os modelos mais eficientes, até "E", para os menos eficientes.

A lista abaixo considera o preço da versão mais barata de cada modelo, quando há mais de uma disponível.

Os carros que passam de 20 km/l no ciclo urbano

  • Divulgação

    Mini Countryman Cooper S E All4

    Motor 1.5 turbo híbrido plug-in a gasolina, câmbio automático de 6 marchas
    Preço: R$ 218.700 (aproximado)

    Nota A
    Consumo energético - 0,88 MJ/km

    Consumo cidade - 22,3 km/l
    Consumo estrada - 23,6 km/l
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  • Divulgação

    BMW 530e

    Motor 2.0 turbo híbrido plug-in a gasolina, câmbio automático de 8 marchas
    Preço: R$ 339.950

    Nota A
    Consumo energético - 0,85 MJ/km

    Consumo cidade - 22 km/l
    Consumo estrada - 26,4 km/l
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  • Divulgação

    Volvo S60 T8

    Motor 2.0 turbo híbrido plug-in a gasolina, câmbio automático de 8 marchas
    Preço: R$ 269.800 (aproximado)

    Nota A
    Consumo energético - 0,91 MJ/km

    Consumo cidade - 21,9 km/l
    Consumo estrada - 22,5 km/l
    Leia mais

  • Vitor Matsubara/UOL

    Volvo S90 T8

    Motor 2.0 turbo híbrido plug-in a gasolina, câmbio automático de 8 marchas
    Preço: R$ 314.500 (aproximado)

    Nota A
    Consumo energético - 0,88 MJ/km

    Consumo cidade - 21,3 km/l
    Consumo estrada - 25,6 km/l
    Leia mais

Fonte: Inmetro

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