Topo

Rafael Ilha: relembre polêmicas envolvendo o vencedor de A Fazenda 10

Rafael Ilha em foto da infância e da vida adulta - Reprodução/Vírgula
Rafael Ilha em foto da infância e da vida adulta Imagem: Reprodução/Vírgula

Do BOL, em São Paulo

14/12/2018 21h27Atualizada em 07/03/2019 09h57

Rafael Ilha ficou famoso como membro da boyband Polegar, que surgiu no fim dos anos 80 e estourou nos anos 90. Posteriormente, porém, o cantor acabou nas páginas policiais.

Pelo sucesso precoce e polêmicas, Rafael Ilha chegou a ser chamado de "Macaulay Culkin brasileiro", numa referência ao ator norte-americano famoso pelos filmes "Esqueceram de Mim". Em 2018, ele conseguiu dar a volta por cima e foi o vencedor da 10ª edição de A Fazenda. 

Relembre a seguir as polêmicas com Rafael Ilha, que completa 46 anos nesta quinta-feira (7.mar.2019).

Leia também:

  • Reprodução/UOL

    Cristiana Oliveira

    Uma das primeiras polêmicas da vida de Rafael Ilha foi o namoro com a atriz Cristiana Oliveira. O que chamou mais atenção foi que ele, que na época ainda era membro da banda Polegar, tinha 17 anos, enquanto a atriz tinha 26 anos. A relação, que foi bastante intensa, terminou por causa do vício de Rafael Ilha em drogas, segundo ele mesmo. Em uma entrevista no programa SuperPop, em 2017, ele disse que Cristiana o pediu para escolher entre ela e a droga, após 3 anos de namoro. "Eu a coloquei para fora de casa às 3 horas da manhã. Estava no auge da dependência. [...] Não me arrependi, porque meu grande amor era a droga, não ela", confessou.

  • Clayton de Souza/Folhapress

    A primeira prisão

    Em 15 de setembro de 1998, virou notícia a primeira de muitas vezes em que Rafael Ilha foi preso. Segundo investigação policial, o artista foi detido por roubar R$ 1 (sim, um real) e um vale-transporte de uma jovem de 19 anos. À época, ele afirmou que cometeu o crime porque estava "na ânsia de manter o vício".

  • Reprodução/Rede TV!

    Porte de drogas e contramão

    Em 1999, Rafael Ilha foi preso duas vezes. Na primeira delas, foi flagrado pela polícia dirigindo sem documentos dele e do carro, além de estar com um saco plástico com pó branco dentro do carro. Meses depois, foi detido novamente por guiar uma moto na contramão.

  • RecordTV/Gugu

    A ingestão de pilha

    Em fevereiro do ano 2000, Rafael Ilha estava internado havia seis meses numa clínica de reabilitação para dependentes químicos. Numa crise de abstinência e depressão, o artista engoliu uma pilha, uma caneta e três isqueiros.

  • Rogério Soares/Folhapress

    Mais pilhas

    Pouco mais de quatro meses depois, no mês de julho do ano 2000, Rafael Ilha precisou passar por nova cirurgia para retirar duas pilhas que ingeriu dias antes.

  • MontagemBOL

    A famigerada pegadinha do Mallandro

    Em agosto do mesmo ano, Sérgio Mallandro foi o responsável por mais uma polêmica na vida de Rafael Ilha. Foi ao ar no programa Festa do Mallandro uma pegadinha gravada nos bastidores dos estúdios da TV Gazeta. No vídeo, um ator visitava o camarim de Rafael Ilha e lhe oferecia companhia para consumir cocaína. O artista recusou o convite e agrediu o ator. Na época, Ilha disse: "Foi bom e eu saí fortalecido". Treze anos depois, ele disse ter mudado de ideia: "Não foi bacana. Todo mundo desaprovou, todo mundo comentou a brincadeira de mau gosto".

  • Sergio Alberti

    Preso de novo

    O ano 2000 foi bastante agitado para Rafael Ilha. Depois das duas cirurgias para retirada das pilhas que ingeriu e da pegadinha de Ségio Mallandro, ele foi notícia novamente por ter sido detido com cocaína, em São Paulo.

  • Reprodução/RecordTV

    Comércio ilegal de armas e drogas?

    Em 2004, Rafael Ilha administrava uma clínica de reabilitação para dependentes químicos chamada Reviver. Em novembro daquele ano, a polícia apareceu na clínica após denúncias de que haveria por ali comércio ilegal de armas e drogas, mas não encontrou nada na instituição. Ilha compareceu espontaneamente à delegacia para prestar esclarecimentos e afirmou que as falsas denúncias haviam sido feitas por um ex-paciente.

  • Reprodução/RecordTV

    Porte ilegal de arma

    No dia 8 de abril de 2005, a polícia foi chamada após uma troca de tiros na clínica Ressurreição, que também era administrada por Rafael Ilha. Apesar de não ter participado da confusão reportada à polícia, Ilha foi perguntado por policiais se havia alguma arma no local. Ele negou, mas os oficiais encontraram uma pistola calibre 380 na instituição. Rafael Ilha foi detido em flagrante.

  • Almeida Rocha/Folhapress

    Prisão por sequestro

    Dois anos depois, em 2007, nova confusão envolvendo Rafael Ilha e suas clínicas de reabilitação. Em julho daquele ano, ele e dois funcionários de uma de suas instituições abordaram uma mulher e a colocaram à força num carro, onde havia seringas, remédios e faixas para amarrá-la. Ele disse à polícia que recebeu uma ligação do marido da vítima, que informou que sua mulher era dependente química e precisava ser internada com urgência. Rafael Ilha foi indiciado por tentativa de sequestro, formação de quadrilha e usurpação de função pública, por ter se apresentado como falso policial durante o crime.

  • Reprodução/Facebook

    Tentativa de suicídio

    Em 2009, a Polícia Militar foi chamada para atender uma ocorrência num prédio do bairro Morumbi, em São Paulo, e encontrou Rafael Ilha dentro do elevador de um condomínio ameaçando se suicidar, apertando um pedaço de vidro no pescoço com a mão esquerda e segurando um garfo com a direita. Ilha precisou passar por uma cirurgia por causa do corte autoinfligido no pescoço e, segundo sua família, foi diagnosticado com transtorno bipolar.

  • Reprodução/Twitter @aline_kezh

    Tráfico internacional de armas

    No dia 21 de julho de 2014, uma vez mais Rafael Ilha foi preso, desta vez com sua esposa, Aline Kezh. O casal foi detido ao tentar passar por um posto da Receita Federal na fronteira entre Brasil e Paraguai com uma espingarda e munição escondidos no carro. Eles ficaram 8 dias presos e precisaram pagar R$ 55 mil de fiança. O advogado dos dois afirmou que a arma era um presente da esposa ao marido, que é fã de tiro ao alvo.

  • Reprodução/RecordTV

    Preso por um mal-entendido

    Seis anos depois, em 2015, Rafael Ilha foi preso novamente, mas tudo não passou de um mal-entendido. Segundo o artista contou no Facebook, a Polícia Civil foi até a sua casa investigar uma suposta clonagem da placa do carro do artista. Chegando lá, os policiais descobriram no sistema um mandado de prisão porque Ilha havia se mudado e não informara à polícia, uma exigência por causa de sua detenção de 2007, quando foi acusado de sequestro.

  • Reprodução/Facebook

    Pilha gigante

    Os casos da ingestão de pilhas foram tão emblemáticos na vida de Rafael Ilha que ele ganhou o apelido de Rafael Pilha. Em 2017, o artista postou uma foto no Instagram fingindo engolir uma pilha gigante e escreveu: "Quando vi, não resisti e engoli (risos). Só eu mesmo, viu? O demente. Querem um tequinho? Pilhadão ever".

  • Thiago Duran/AgNews

    Final do Power Couple

    Rafael Ilha e Aline Kezh foram participantes do reality show Power Couple, da TV Record, em 2017. No dia do anúncio do vencedor do programa, Ilha discutiu com outro participante, Diego Cristo. Durante um intervalo, ele tentou abandonar o estúdio, mas foi contido pela equipe do reality. Em outro momento, ameaçou atirar em Diego Cristo o microfone que segurava. Assim que o casal Nayara Justino e Caio Jardim foi anunciado como vencedor, Rafael Ilha e Aline Kezh foram embora. "Meu contrato não diz que tenho que passar por esta humilhação. Isso é falta de respeito", disse, enquanto saía do estúdio.

  • Edu Moraes/Record

    Fora de A Fazenda 8 e campeão da 10

    Após anos sendo cotado como possível participante do reality A Fazenda, Rafael Ilha recebeu sua chance em 2015, na oitava edição do programa. Às vésperas do início do reality, porém, a Justiça o impediu de participar do confinamento, porque ele ainda cumpria pena alternativa de serviço comunitário por causa do caso de sequestro de 2007. Em 2018, ele finalmente conseguiu entrar no programa e agarrou a oportunidade com unhas e dentes, sendo o grande campeão da 10ª edição de A Fazenda.

Mais Listas