Topo
Entretenimento

Ex-repórter da Globo, Maria José Sarno morre após luta contra um câncer

do UOL

De Splash, em São Paulo

03/07/2023 09h02

A jornalista Maria José Sarno, ex-repórter da Globo, morreu aos 63 anos, no domingo (2), em São Paulo. A informação foi confirmada por Splash.

De acordo com o Bom Dia São Paulo (Globo), a profissional lutava contra complicações de um câncer na base do crânio e estava internada no Hospital A. C. Camargo.

O sepultamento está programado para às 10h, desta segunda-feira (3), no Cemitério Congonhas.

Ex-colegas lamentaram a morte de Maria José. Zelda Melo escreveu que "Zezé" pavimentou um caminho inteiro de generosidade e que ela foi um "exemplo de força, referência de profissão".

Graziela Azevedo compartilhou fotos da amiga. "Maria José Sarno, a repórter que enxergava a realidade com o coração generoso treinado na sua experiência com as comunidades eclesiais de base. A nossa querida colega Zezé, que reinventou a vida ensinando o melhor jornalismo para as novas gerações."

A jornalista trabalhou na Globo durante quase 30 anos. Ela foi contratada nos anos 1980, como repórter, mas também atuou como editora de texto e editora executiva na GloboNews.

A ex-repórter também era atuante na luta pelos direitos das mulheres, dentro e fora do jornalismo. "É preciso reunir as mulheres em torno de lutas necessárias, como ter creches para trabalhar e ter os filhos com responsabilidade de forma mais tranquila. Mas é uma luta coletiva, não só das jornalistas", disse em entrevista ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo.

Maria José Sarno também era formada em psicologia. Nos últimos anos, após deixar a rede de televisão da família Marinho, ela passou a se dedicar à nova profissão.

Entretenimento