PUBLICIDADE
Topo

'13 Reasons Why': saiba como acaba a série

Justin (Brandon Flynn), Clay (Dylan Minnette), Jess (Alisha Boe) e Tony (Christian Navarro) na quarta temporada de "13 Reasons Why" - David Moir/Netflix
Justin (Brandon Flynn), Clay (Dylan Minnette), Jess (Alisha Boe) e Tony (Christian Navarro) na quarta temporada de '13 Reasons Why' Imagem: David Moir/Netflix
do UOL

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

05/06/2020 13h17

Saiu hoje a quarta temporada de "13 Reasons Why", e já sabemos como acaba a história de Clay, Jess e companhia. Você quer saber tudo o que acontece? Então vem com a gente neste texto cheio de spoilers.

Mas cuidado: tem spoilers MESMO, então vá embora se você não quiser saber. Você pode ler o nosso texto sobre o que lembrar antes de maratonar a série, e voltar aqui depois.

Ainda por aqui? Então vamos lá:

Alguém morre?

Sim, o Justin (de partir o coração, eu sei).

No baile da formatura, ele desmaiou enquanto dançava com Jess. Depois, médicos descobriram que ele já estava sofrendo com duas infecções, uma pulmonar e uma neurológica, que se instalaram porque ele estava com Aids. Ele conseguiu se despedir de Jess, Clay e toda a turma, em uma sequência emocionante.

13 Reasons Why, temporada 4 - justin e jess - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

Justin, aliás, passou por poucas e boas. Ele teve uma recaída, voltou a usar drogas e perdeu a mãe biológica, mas conseguiu se recuperar e foi aceito em uma faculdade antes de morrer.

Jess tem HIV?

Não. No final, ela fez um teste que deu negativo, e ressaltou que Justin e ela sempre usaram camisinha.

13 Reasons Why, temporada 4 - Jess - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

A polícia descobriu que Monty não matou Bryce?

Não. Winston, que estava saindo com Bryce antes de ele ser preso, se juntou a Estela, irmã de Monty, e a Diego, um amigo dele, para descobrir a verdade. No fim, Alex confessou a ele que havia sido o responsável pela morte de Bryce, mas Winston preferiu não fazer nada, pois estava apaixonado por Alex.

13 Reasons Why, temporada 4 - winston alex - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

Sim, os dois chegaram a ter um breve romance, mas Alex se afastou ao saber que Winston era o álibi de Monty. Aliás, Winston se transferiu para a Liberty High, para ficar bem de olho no que estava rolando.

E as armas do Tyler?

A polícia as encontrou e pediu para Tyler colaborar com uma investigação —mas ele não podia contar nada aos amigos. Desconfiados, Clay e Tony atrapalharam uma operação, e a polícia teve de interferir. Mas no fim deu tudo certo, e a polícia não o acusou de nada.

13 Reasons Why, temporada 4 - Tyler - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

O que mais Clay fez?

Esse não foi o único problema de Clay... Mas isso você já imaginava, né?

Consumido pela culpa, Clay desenvolveu ansiedade e um transtorno de dissociação, que o levou a pichar a frase "armaram para o Monty" na escola, a quebrar câmeras de segurança e a colocar fogo no carro do diretor —tudo isso sem se lembrar de nada! Em um desses momentos, ele ainda sofreu um acidente ao lado de Zach enquanto dirigia o carro do amigo, mas ambos sobreviveram.

Clay também foi parar em um hospital psiquiátrico depois de ter um colapso nervoso durante uma simulação de 'lockdown' no colégio, em que muitos alunos acreditavam haver um atirador no local. Exaltado, Clay chegou a pegar a arma de um dos policiais envolvidos.

Hannah aparece?

Ela aparece rapidamente no final, em uma visão de Clay. Na verdade, todos os personagens mortos voltam para participações, incluindo Bryce, Monty e, no fim, o próprio Justin.

Alguém se lembrou das fitas?

Sim. No final, todo o grupo se reúne após a formatura para enterrar as fitas deixadas por Hannah, que deram início à história inteira.

E os romances, como ficaram?

Clay e Ani, obviamente, não duraram muito, e resolveram ser apenas amigos. Ah, e Clay perdeu a virgindade, hum, bem rapidinho com uma desconhecia em uma festa.

13 Reasons Why, temporada 4 ani clay - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

Alex, depois de ter um lance com Winston, se envolveu com Charlie, e os dois terminaram como um casal.

Charlie em 13 Reasons Why - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Jess chegou a se envolver com Diego brevemente, mas voltou com Justin antes de ele morrer. Diego também fez o teste para HIV, e também teve um resultado negativo. E se você está se perguntando quem é Diego, é este aqui:

13 Reasons Why, temporada 4 - Diego - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

E Tony, reencontrou a família?

Não, a família dele continuou no México. Mas Tony teve um final feliz: ao descobrir um talento para o boxe, ele conseguiu uma bolsa em uma universidade em outro estado e, depois de uma conversa por vídeo com seu pai, ele resolveu aceitá-la.

13 Reasons Why, temporada 4 - Tony - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

Entretenimento