Topo
Notícias

Ex-líder de Myanmar é transferida para prisão domiciliar

17/04/2024 14h38

RANGUN, 18 ABR (ANSA) - A ex-líder de Myanmar Aung San Suu Kyi, de 78 anos, saiu da penitenciária e foi transferida para a prisão domiciliar, informou uma fonte oficial à imprensa nesta quarta-feira (17).   

Em comunicado, as autoridades locais não deixam claro se esta é uma medida temporária ou uma redução real da pena que a vencedora do Nobel da Paz cumpre.   

Segundo um porta-voz, os presos mais vulneráveis recebem "os cuidados necessários" durante os períodos de calor. "Não apenas Suu Kyi e Win Mying, mas também alguns detentos idosos receberam os cuidados necessários devido ao clima muito quente", disse ele à AFP.   

Suu Kyi cumpre longa privação de liberdade por uma série de condenações, que incluem "quatro crimes de corrupção". Somando a outros processos, ela já foi condenada a mais de 11 anos de detenção desde que os militares deram um golpe de Estado no país em 1º de fevereiro de 2021.   

Desde então, a ex-líder "de fato" de Myanmar já foi condenada também por "crimes" de violação da lei de desastres ambientais por conta da gestão da pandemia de Covid-19, por outra acusação de corrupção, por incitar a violência nos protestos contra o golpe de Estado e por violar as leis de comércio e telecomunicações. Somadas, as penas podem chegar a cerca de 90 anos de prisão. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.

Notícias