Topo
Notícias

BNDES pré-seleciona 12 fundos para distribuição de crédito a pequenas empresas

03/08/2020 20h01

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Doze fundos foram pré-selecionadas pelo BNDES para distribuir um fundo de crédito para micro, pequenas e médias empresas, e 10 deles devem ser escolhidos, afirmou o banco nessa segunda-feira.

Dentre as propostas pré-selecionadas estão Cielo, PagSeguro, e Magazine Luiza e as fintechs Finpass e Biz Capital. A expectativa é que essa capilaridade ajude os recursos chegarem mais facilmente às pequenas empresas.

O BNDES vai por meio dos fundos apoiar com até quatro bilhões de reais soluções que ofereçam empréstimos por meios alternativos para pequenos negócios.

A chamada pública atraiu 73 fundos interessados.

"O BNDES está ativamente buscando iniciativas para melhorar a economia. A iniciativa dos FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios) é uma inovação e ela vai neste contexto", disse o diretor de participações, mercado de capitais e crédito indireto do BNDES, Bruno Laskowsky.

Dos fundos escolhidos, metade propõe oferecer crédito a partir de plataformas eletrônicas. O BNDES prevê que o limite individual de crédito seja de até 200 mil reais por cliente, com 75% das operações tendo prazo a partir de nove meses, incluindo 60 dias de carência, e que o custo final para o cliente seja inferior a 3,5% ao mês.

Já os outros fundos pretendem usar plataforma eletrônica própria ou de parceiras, como fintechs, por exemplo. Nesse grupo, as operações de crédito poderão ser de até 20 milhões de reais, com 75% das delas devendo ter prazo a partir de 12 meses, com 60 dias de carência e custo final menor do que 4% ao mês.

Segundo o BNDES, os 12 fundos passarão por análise, com até 10 deles podendo ser escolhidos. A expectativa é que comecem a ser contratados em setembro.

(Por Rodrigo Viga Gaier)

Notícias