Topo
Notícias

Conservadores assumem o poder na Andaluzia com o apoio da extrema direita

16/01/2019 14h51

Sevilha, Espanha, 16 Jan 2019 (AFP) - O candidato do conservador Partido Popular (PP) Juan Manuel Moreno tomou posse nesta quarta-feira como presidente regional da Andaluzia, a região mais populosa da Espanha e feudo socialista por 36 anos, graças aos votos do partido de extrema direita Vox.

Juan Manuel Moreno, que presidirá um Executivo composto por membros do PP e do partido liberal Cidadãos, foi eleito graças aos votos de 59 deputados regionais dos 109 que compõem o Parlamento da Andaluzia.

Moreno conquistou a maioria graças aos 12 votos do Vox, formação que assinou na semana passada um pacto de investidura com o PP, mas que não entrará no novo governo.

Vox abalou a Espanha depois de obter 11% dos votos nas eleições da Andaluzia em dezembro e conseguir que a extrema direita entrasse em um parlamento regional pela primeira vez desde a restauração da democracia após a morte do ditador Francisco Franco em 1975.

Os observadores políticos especulam que o pacto das direitas na Andaluzia possa ser reeditado para assumir o controle em outras regiões ou prefeituras, mesmo em nível nacional, em possíveis eleições legislativas a serem realizadas até 2020.

Falando pela primeira vez diante do Parlamento da Andaluzia, o líder regional da Vox, Francisco Serrano, disse nesta quarta-feira que seu partido veio "para responder a muitos espanhóis e andaluzes indignados, que não se sentiam representados por nenhum partido político".

"Vox tem sido a ferramenta democrática que pôs fim ao regime socialista" na região, que o partido do presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, liderada sem interrupção desde 1982, disse Serrano.

"Na Andaluzia, o que aconteceu é que se cruzou uma fronteira que existe na Europa, que é a que não se deve compactuar com a extrema direita", declarou Pedro Sánchez durante um debate na Eurocâmara em Estrasburgo.

Partido ultranacionalista, anti-imigrante e antifeminista, Vox gerou indignação ao pressionar pela revogação de leis contra a violência de gênero, uma causa nacional até agora unanimemente apoiada pela classe política espanhola.

Na terça-feira, milhares de pessoas protestaram contra o Vox em dezenas de cidades em todo o país, convocadas por organizações feministas sob o slogan "Nem um passo atrás na igualdade".

bur-mg-du-avl/mb/mr

Notícias