Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Biden receberá premiê de Israel na Casa Branca em 26 de agosto

19/08/2021 04h33

Washington, 18 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, receberá na Casa Branca o novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, no dia 26 de agosto, na primeira reunião entre ambos, informou o governo americano nesta quarta-feira.

"O presidente (Biden) e o primeiro-ministro Bennett discutirão questões críticas de segurança regional e global, incluindo o Irã", disse a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, em comunicado.

Haverá também "uma oportunidade para os dois líderes abordarem os esforços de promoção da paz, segurança e prosperidade para israelenses e palestinos" e debaterem "a importância de trabalhar por um futuro mais pacífico e seguro para a região", acrescentou.

Em junho, a Casa Branca informou que trabalhava para marcar uma reunião cara a cara entre Biden e Bennett, cuja chegada ao poder, em junho, colocou Benjamin Netanyahu na oposição após 12 anos consecutivos como premiê.

O ultranacionalista Bennett mantém o mesmo posicionamento de Netanyahu no acordo nuclear de 2015 e acusa o Irã de ter prosseguido com os planos de obtenção de armamento nuclear.

É por isso que, em uma reunião em junho, realizada em Roma, o novo ministro das Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, expressou ao secretário de Estado americano, Antony Blinken, as suas "objeções" às negociações de Viena para salvar o acordo nuclear com o Irã.

Os EUA, que se retiraram do acordo em 2018, planejam voltar a aderir ao pacto caso seja firmado um acordo com Teerã e os outros signatários, motivo pelo qual a questão promete ser a mais tensa do encontro entre Biden e Bennett.

O encontro focará em "fortalecer a aliança duradoura entre Estados Unidos e Israel, refletindo os laços profundos entre os dois governos e os seus povos, e sublinhando o compromisso inabalável da América para com a segurança de Israel", declarou Psaki. EFE

llb/vnm

Notícias