Topo

Enem 2019: saiba o que pode e o que não ser levado para a prova no domingo

Estudantes se aglomeram em frente a universidade em São Paulo no 1º dia de prova do Enem 2019 (3) - Vitor Pamplona/Colaboração para o UOL
Estudantes se aglomeram em frente a universidade em São Paulo no 1º dia de prova do Enem 2019 (3) Imagem: Vitor Pamplona/Colaboração para o UOL
do UOL

Colaboração para o UOL

09/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Documento com foto e caneta preta são itens obrigatórios para realização do exame
  • Os documentos aceitos para a prova são RG, CNH, passaporte e carteira de trabalho
  • Celulares devem ficar desligados dentro de envelope dado por fiscal
  • Último dia do Enem acontece neste domingo

A segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 acontece neste domingo (10). Os candidatos terão 90 questões de Matemática e Suas Tecnologias e Ciências e Suas Tecnologias para responder —são 45 questões em cada área do conhecimento.

Os portões dos locais de prova fecham às 13h (horário de Brasília) e a prova começará às 13h30. Os mais de 5.000 inscritos terão até as 18h30 para finalizar o exame.

O UOL faz a correção online e o gabarito extraoficial em parceria com o Objetivo. O gabarito oficial será divulgado no dia 13 de novembro

Saiba o que pode e o que não pode ser levado para dentro da sala e não corra nenhum risco.

Documento obrigatório

Não esqueça seu documento de identificação com foto. É obrigatório apresentá-lo antes de entrar na sala em que você irá fazer a prova. Os documentos aceitos para a prova são: RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte e carteira de trabalho.

Se você perdeu seus documentos ou foi roubado, é preciso que você apresente um boletim de ocorrência na hora de fazer a prova. Você não poderá usar como identificação certidão de casamento ou de nascimento nem carteirinhas de estudante ou de clubes.

Caneta só se for preta

Preta é a única cor de caneta aceita no Enem. Por isso, não leve nenhuma outra cor de esferográfica. A tradicional azul deve ficar em casa nesse dia. Além disso, a sua caneta preta deverá ter um tubo de carga transparente, para evitar colas.

Leve mais de uma caneta para a prova. Caso uma delas falhe, você terá uma segunda de sobra para não passar nenhum tipo de angústia durante a prova. Lembre que você não poderá pedir uma caneta emprestada para o colega que estará sentado ao seu lado. Qualquer comunicação com outro candidato pode resultar na anulação da sua prova.

Um lanchinho é importante

Como você irá passar muito tempo fazendo a prova, o ideal é que você leve algum tipo de alimento para a sala. Por isso, opte por levar alimentos prontos e que são fáceis de consumir. Banana, maçã, chocolates, barras de cereal e bolachas são ideais para a realização do exame.

Além disso, é importante que você se mantenha hidratado durante toda a prova. Por isso, não esqueça de levar também uma garrafa de água. Porém, lembre-se de levar o líquido em uma garrafa transparente e sem rótulo, para que não seja impedido de ficar com ela pelos fiscais.

Celular desligado

O ideal é que o aparelho fique em casa no dia da prova. Assim, você não irá correr nenhum risco. Porém, se você faz muita questão de levar o celular, lembre-se de desligá-lo antes de entrar para a prova. Dentro da sala, você deverá colocá-lo em um envelope, lacrá-lo e colocá-lo embaixo da mesa em que irá fazer o exame.

Lembre-se que, neste ano, as exigências em relação aos celulares mudaram. Se ele tocar, vibrar ou emitir qualquer som, você poderá ser eliminado na hora. O fiscal tem autonomia para retirar sua prova e pedir para que você saia da sala.

Roupas confortáveis

Sempre lembre que você irá passar muitas horas fazendo a prova. Por isso, procure ir com roupas e calçados confortáveis. Porém, você precisará deixar algumas peças do vestuário em casa. Não é permitido que o estudante use nenhum tipo de roupa que cubra o cabelo e as orelhas. Então, não entre para a prova usando boné, chapéu, viseira, gorro ou óculos escuros.

Notícias