Topo
Notícias

Após 2ª explosão, segue combate a incêndio em depósito de combustível em Cuba

08/08/2022 17h12

Havana, 8 ago (EFE).- O combate ao grave incêndio em depósitos de combustível localizados em uma área industrial da cidade de Matanzas, no oeste de Cuba, segue nesta segunda-feira, após o registro de uma grande explosão ocorrida pouco depois de meia-noite (hora local).

Segundo as últimas avaliações, o incidente, que resultou em chamas que se elevaram a dezenas de metros, aconteceu devido ao colapso do segundo depósito afetado pelas chamas.

Nas instalações estão são compostas por oito tanques de 50 mil metros cúbicos cada um.

Em um primeiro momento, a imprensa oficial de Cuba veiculou que a explosão ocorrida nas últimas horas aconteceu depois que o incêndio alcançou um terceiro tanque.

O governador de Matanzas, Mario Sabines, por sua vez, informou que o segundo tanque, que já estava pegando fogo, foi o que provocou a explosão, após o vazamento de "todo o combustível".

A autoridade local, contudo, admitiu que o terceiro tanque está em perigo.

Vários helicópteros do exército atuam lançando água retirada do mar no local das chamas, para tentar conter o incêndio.

De acordo com um primeiro boletim oficial, três pessoas ficaram feridas por causa da forte explosão ocorrida nas últimas horas.

Até o momento, desde o início do incêndio nos depósitos, provocados supostamente pela queda de um raio, uma pessoa morreu, 122 ficaram feridas e 16 estão desaparecidas.

A maioria dos que estão sendo buscados são bombeiros, que foram surpreendidos pela explosão no segundo depósito, quando atuavam para controlar as chamas do primeiro.

O governo de Cuba informou que a tentativa de localização não será possível antes que o fogo seja extinto.

Além disso, mais de 4 mil pessoas foram desalojadas nas localidades de Matanzas que ficam próximas ao parque industrial onde estão os depósitos de combustível.

O incêndio foi declarado na noite de sexta-feira, quando um raio teria atingido a base dos depósitos. Horas depois, foi registrada a primeira explosão, em tanque com cerca de 25 mil metros cúbicos de petróleo. EFE

Notícias