Topo
Notícias

Milhares marcham por diversidade sexual no Uruguai

25/09/2020 20h53

Montevidéu, 25 Set 2020 (AFP) - Milhares de pessoas participavam nesta sexta-feira da Marcha pela Diversidade em Montevidéu, que, ao contrário de outras manifestações em massa anuais no Uruguai, foi mantida, apesar da pandemia.

A decisão de não cancelar o evento faz parte da estratégia de "não retroceder nos direitos, nem dar um passo atrás", explicou Nahia Mauri, socióloga e porta-voz da Coordenadoria que organiza a passeata, integrada por 19 coletivos.

Sob o lema "Orgulho é lutar", a manifestação, realizada na última sexta-feira de setembro desde 2005 e que reúne anualmente dezenas de milhares de pessoas, costuma tomar a principal avenida de Montevidéu, para celebrar a diversidade sexual, reivindicar os direitos da comunidade LGBTIQ+ e pedir mais inclusão.

Este ano, houve uma alteração do trajeto da marcha, transferida para uma avenida mais larga, que permite um maior distanciamento. Em respeito ao protocolo sanitário, a passeata também não contará com espetáculos artísticos ou musicais.

A Marcha pela Diversidade é uma das mobilizações anuais que reúnem mais pessoas em Montevidéu, além da Marcha do Silêncio, que acontece anualmente em 20 de maio e exige a revelação do paradeiro dos desaparecidos durante a ditadura militar. Este ano, ela aconteceu de forma virtual.

gv/mps/lb

Notícias