Topo
Notícias

Gilmar questiona xingamentos e defende ação do STF: 'Impediu o golpe'

do UOL

Do UOL, em São Paulo

15/04/2024 19h00Atualizada em 15/04/2024 19h47

O ministro Gilmar Mendes saiu em defesa do STF e disse que "suscita indagação" o fato de a Corte, que impediu um golpe de Estado, ser o primeiro órgão a sofrer críticas. As declarações foram feitas em entrevista ao UOL News nesta segunda-feira (15).

Certamente muita gente que hoje nos xinga foi salva diante da ação do STF. Sou absolutamente certo disso. Qual é a razão para essa antipatia em relação a uma Corte que impediu o golpe? Certamente por inconsciência ou porque alguns estavam desejosos do golpe.
Gilmar Mendes, ministro do STF

Uso e abuso da GLO

Gilmar Mendes também defendeu moderar o uso da GLO (Garantia da Lei e da Ordem) e diminuir a politização das polícias e dos militares em geral.

A propósito, eu acho oportuno que o Brasil rediscuta as competências da Justiça Militar. Por falhas do poder civil, tivemos graves problemas de segurança pública e passamos a usar as GLOs.

Essa ideia do poder moderador ganhou muita consistência com o uso e abuso das GLOs, e muitas vezes o Congresso justificou isso. Temos que fazer uma autocrítica e moderar o uso da GLO, diminuir a politização da polícia e dos militares em geral. Quem quer ir para a atividade política deve deixar a função e fazer uma quarentena.
Gilmar Mendes, ministro do STF

Poderes "ditatoriais" do STF

O ministro ainda definiu como "lenda urbana" os supostos poderes ditatoriais de Alexandre de Moraes ou do STF, como indicou Elon Musk. O empresário chamou Moraes de "ditador brutal" no X, antigo Twitter.

É uma lenda urbana essa ideia que vem sendo repetida aqui e agora a iuris, a ideia de que o ministro Alexandre de Moraes ou o STF acumulam poderes ditatoriais. Isso não faz o menor sentido. Mesmo aqueles que se queixam das especificidades do Inquérito das Fake News têm que reconhecer que, se não fosse esse inquérito, provavelmente teríamos o sistema descarrilhado.

Não acho relevante ficar debatendo com pessoas ou mesmo personalidades estrangeiras a propósito de assuntos que são nossos, e em uma área em que eles não têm como nos dar lições. Sou um estudioso de direito comparado, procuro sempre estar atualizado em relação a isso.
Gilmar Mendes, ministro do STF

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Notícias