Topo
Notícias

'Não há alternativa' ao ajuste fiscal na Argentina, diz Banco Mundial

10/04/2024 17h55

As reformas do presidente argentino, Javier Milei, são "sensatas" desde que não deixem de lado os mais vulneráveis porque "não há alternativa" ao ajuste fiscal, declarou, em entrevista à AFP, William Maloney, economista-chefe do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe.  

O governo do ultraliberal Milei executa um draconiano ajuste fiscal para alcançar este ano a meta de déficit zero nas finanças públicas.

O ajuste, que inclui forte redução dos gastos públicos, prevê privatizações e, inclusive, o fechamento de dependências do Estado, foi acompanhado de uma depreciação do peso, que pressionou ainda mais a inflação, que beira os 280% em 12 meses, embora com um claro freio no ritmo de aumento dos preços nos dois primeiros meses do ano.

Nas ruas, multiplicam-se os protestos de cidadãos que sentem como os ajustes afetam seu bolso.

Pergunta: O Banco Mundial continua apoiando o ajuste fiscal de Milei, apesar do custo social?

Resposta: "Sim, as reformas são sensatas", mas é preciso haver ajuda "para os mais vulneráveis".

"Penso que o equilíbrio fiscal é [o caminho] correto."

"É uma precondição para o crescimento e para qualquer sociedade ter estabilidade". "Não há alternativa."

"A Argentina tem ajustes fiscais de longa data que devem ser realizados. Isso é o que está impulsionando a inflação." 

"A pergunta é como podemos conseguir o ajuste fiscal, enquanto apoiamos a população mais vulnerável do país, e o banco está atualmente em conversações precisamente sobre este tipo de mecanismo de apoio." 

P: Como esta ajuda vai se concretizar?

R: "O banco está dialogando com o governo neste momento e estamos explorando formas de ajudar quanto à eficiência dos sistemas de proteção social e fortalecer programas de apoio para a alimentação e o emprego."

P: Quanto tempo estima que o ajuste vai durar?

R: "O tempo do ajuste depende muito da confiança que a população tiver de que será sustentável."

Além disso, depende "de quão rápido forem implementadas as políticas e a credibilidade", por isso "é importante que haja apoio da sociedade através do Congresso". 

P: O presidente Milei previu dois anos de sacrifício. Acredita que seria melhor um ajuste de curta duração, inclusive pela resposta dos mercados?

R: Em geral, as medidas, quanto "mais rápidas [...] melhor".

P: O país poderia se tornar um caso de sucesso a partir de um ajuste fiscal ou lhe parece um disparate?

R: "Absolutamente. A Argentina tem talento, tem capital humano, tem muita indústria bem desenvolvida, tem um setor agro de primeira. Mas não há país no mundo que possa crescer com essa inflação e volatilidade."

"A Argentina tem que alcançar, como qualquer outro país, estabilidade macroeconômica" porque é "uma precondição para o crescimento sustentável".

erl-mr/mvv/rpr

© Agence France-Presse

Notícias