Topo
Notícias

Plataforma vai monitorar informações sobre clima nos diários oficiais

Rio, 30

30/08/2023 20h12

Será lançada amanhã a plataforma digital Diário do Clima, criada para apoiar jornalistas, pesquisadores, empresas e consultorias no monitoramento de resoluções sobre clima e meio ambiente publicadas nos diários oficiais municipais.

A ferramenta foi desenvolvida, com apoio financeiro da Google Initiative na América Latina, a partir da iniciativa de seis organizações especializadas em cobertura jornalística sobre o meio ambiente, análise de dados e transparência na administração pública.

Por ela, os usuários poderão receber alertas, filtrar os dados por temas e organizar os documentos por entidades. Entre as informações abrangidas pela ferramenta, com captura diária, estão atos e ações governamentais, normativos, editais, notificações por infrações ambientais e novas regras.

Já estão na cobertura do Diário do Clima 91 municípios em todas as regiões do Brasil, sendo 25 na Amazônia Legal. A população impactada passa de 49 milhões e a expectativa é que cresça nos próximos meses.

"Grande parte dos municípios brasileiros não tem portais de transparência e de dados abertos, especialmente sobre meio ambiente, e o diário oficial acaba sendo a principal fonte de informação", diz Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da Open Knowledge Brasil, uma das organizações responsáveis pelo projeto. "Seria inviável fazer essa busca em cada um deles, pelas inúmeras barreiras de acesso."

Fazem parte da parceria que desenvolveu o Diário do Clima a Agência Envolverde, o #Colabora - Jornalismo Sustentável, Eco Nordeste, InfoAmazonia, ((o)) Eco e Open Knowledge Brasil. Integrantes das seis plataformas trabalharão na administração do projeto de forma compartilhada.

O projeto é um dos oito escolhidos brasileiros no Desafio de Inovação da Google News Initiative na América Latina, que recebeu inscrições de mais de 300 organizações jornalísticas.

Notícias