PUBLICIDADE
Topo
Notícias

Notícias

Novo livro faz cronologia inédita de renúncia de Bento XVI

26/11/2020 11h42

ROMA, 26 NOV (ANSA) - Um novo livro sobre a renúncia do papa Bento XVI foi lançado nesta semana na Itália e nele, o vaticanista Marco Ansaldo, promete revelar detalhes da cronologia da decisão de Joseph Ratzinger e a sua difícil relação inicial com o atual Pontífice, Francisco.   

Em "Un altro Papa. Ratzinger le dimissioni e lo scontro con Bergoglio" ("Um outro Papa. Ratzinger: a renúncia e o confronto com Bergoglio", em tradução livre), Ansaldo - setorista do jornal "La Repubblica" para o Vaticano - afirma revelar as verdadeiras razões da decisão inédita do religioso alemão em 2013 e de toda a revolução provocada na Santa Sé com a escolha do argentino.   

Através de confidências do monsenhor Georg Gaenswein, que até hoje é porta-voz do papa emérito, o jornalista faz uma reconstrução inédita do tempo entre a decisão e o anúncio que chocou a Igreja Católica. Com isso, ele pretende dar um "rosto real do Papa que abandonou seu posto".   

Entre as frases mais marcantes, está "há um outro jeito de fazer um Papa", que Ratzinger disse já em 2005 ao seu assessor. Além disso, o livro traz discursos inéditos para o público em geral do papa Bento XVI, feitos apenas em celebrações e reuniões com o círculo mais próximo a ele.   

A obra aborda também as polêmicas de Ratzinger sobre os padres homossexuais, o escândalo de vazamento de dados sigilosos do Vaticano, o chamado "Vatileaks", e a relação "não fácil" com Francisco no início, como nos casos do apartamento de luxo de Tarcisio Bertone, ex-secretário de Estado, e das "tramas de corvos e cobras" denunciadas contra Bertone e investigadas por Bergoglio. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias