Homofobia: Propaganda da marca francesa Cartier para o Dia dos Namorados causa polêmica na China
Em 25 de agosto, acontecerá o "Qixi", o Dia dos Namorados chinês. Uma data importante, baseada na mitologia chinesa. Para a ocasião, a marca francesa de luxo Cartier desenvolveu um anúncio de um minuto nas redes sociais na segunda-feira (10) que exibia seu famoso anel Trinity. O problema ? O vídeo que apresenta vários casais em ambientes românticos também inclui o que parece ser um casal do sexo masculino. A causou polêmica entre os internautas chineses nesta semana.
Dois jovens em uma bicicleta, usando o mesmo anel, em um anúncio publicitário que celebra o amor. As imagens divulgadas pela Cartier na China provocaram um alvoroço nas redes sociais por uma frase que evoca o amor entre pai e filho.
Com a proximidade do "Qixi", o Dia dos Namorados chinês, a joalheria francesa postou um vídeo romântico em homenagem ao seu famoso anel "Trinity".
O curta mostra um homem e uma mulher de mãos dadas, mas também duas mulheres encostadas e dois homens de bicicleta. Muitos internautas interpretaram essas imagens como representações de casais homossexuais.
A legenda da Cartier no site de vendas online Tmall oferece uma leitura completamente diferente. Sob a imagem dos dois homens aparece a frase "um pai e seu filho, unidos pelo amor, que compartilham da vida".
Cartier 'cancelada'?
A joalheria foi muito criticada nas redes sociais. Muitos internautas consideraram que a empresa francesa cedeu à pressão de um país onde a homossexualidade não é exposta nos meio de comunicação.
"Ahahahahaha!, o amor entre homens transformado em incesto", disse um usuário da Douban. "Se são pai e filho, por que estão usando o mesmo anel?", pergunta outro.
Em nota enviada à agência AFP, a Cartier afirmou ter "lançado na China um filme composto por quatro histórias independentes" sobre o amor, ilustrando sentimentos que podem ser compartilhados por um casal, amigos ou familiares.
Uma das partes mostra "o vínculo único entre um pai e seu filho, que desfrutam juntos de um passeio alegre e lúdico em uma bicicleta", detalhou a empresa.
"Desde sua criação em 1924, os anéis da série Trinity sempre simbolizaram a atemporalidade intrínseca das relações íntimas entre amantes, amigos e membros da mesma família", completou.
Apesar da homossexualidade já não ser mais um tabu na China, o Partido Comunista, no poder, censura as discussões e os filmes sobre o tema.
No Brasil, no Dia dos Pais 2020, a empresa Natura virou alvo de boicote de consumidores após anunciar campanha de Dia dos Pais estrelada por Thammy Miranda, conhecido transexual masculino brasileiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.