Topo

Trump diz que tomará em breve decisão sobre tarifas a automóveis

13/11/2019 16h13

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira que tomaria uma decisão, em breve, sobre a imposição de tarifas a carros e autopeças importadas pelo país, mas não deu mais detalhes.

"Vou tomar uma decisão em breve, em breve", disse ele a repórteres na Casa Branca, um dia antes do prazo final para a decisão.

O presidente republicano está ponderando se deve impor a taxa sobre veículos e peças importados da União Europeia (UE), Japão e Coreia do Sul, embora autoridades da UE tenham dito esperar que Trump anuncie um adiamento nesta semana.

Falando a repórteres na Casa Branca no início de uma reunião com o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, Trump disse que foi informado por seu governo sobre a questão das tarifas de automóveis, mas não deu detalhes sobre sua decisão ou sobre possível momento da taxação.

A administração Trump enfrenta um prazo final, nesta quinta-feira, para decidir se deve cumprir ameaça de impor tarifas de segurança nacional da "Seção 232" de até 25% sobre veículos e peças importadas, sob uma lei comercial da época da Guerra Fria.

Na sexta-feira, fontes da UE e dos EUA disseram esperar que Trump adie a decisão sobre as tarifas de automóveis por mais 180 dias, dando tempo para negociações com a UE e o Japão sobre barreiras ao comércio automotivo.

Mas eles alertaram que nenhuma decisão firme havia sido tomada e que caberia ao presidente a decisão final. Os executivos da indústria automobilística também esperam outra prorrogação da decisão.

Trump disse que queria expandir o comércio dos EUA com a Turquia, que gira em torno de 20 bilhões de dólares ao ano atualmente.

"Achamos que esse número deve ser facilmente de 100 bilhões de dólares, o que seria ótimo para a Turquia e para nós", disse Trump.

(Reportagem de Alexandra Alper e Humeyra Pamuk)

Notícias